Vinho do Porto ‘vintage’ resgatado na quinta-feira do fundo do mar

Uma centena de garrafas de vinho do Porto ‘vintage’ da Van Zellers & Co que estagiaram debaixo de água serão resgatadas na quinta-feira, no âmbito de uma iniciativa associada à ação de educação ambiental Planeta Oceano.

Na quinta-feira, Dia Nacional do Mar, serão retiradas do fundo do mar 102 garrafas de Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged, “o primeiro Porto ‘vintage’ da história a estagiar debaixo de água”, revelou hoje aquela empresa sediada em São João da Pesqueira, no distrito de Viseu.

Esta iniciativa está associada à ação de educação ambiental Planeta Oceano, que é promovida pelo Oceanário de Lisboa com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos oceanos e da sua conservação.

As 102 garrafas foram disponibilizadas aos clientes da Van Zellers & Co em junho e já têm todas destino: cerca de metade ficarão em Portugal e as restantes irão para países como Suíça, Finlândia, Áustria, Canadá e Reino Unido.

Segundo a Van Zellers & Co, “o lançamento inédito acontece em parceria com a Zouri Shoes, uma marca de calçado eco vegan que ficou responsável pela criação da embalagem que acomoda esta garrafa, propositadamente desenhada em forma de concha”.

“Esta marca utilizou plástico recuperado da nossa costa (cerca de uma tonelada foi recolhida nas praias portuguesas com o contributo de 600 voluntários) e ainda a reutilização de desperdícios de fábrica, tornando a caixa 100% reciclada”, explicou.

Cada garrafa de Van Zellers & Co Vintage Porto 2020 Ocean Aged custa cerca de mil euros, sendo parte das receitas destinadas a apoiar o programa de educação ambiental Planeta Oceano.

No âmbito deste programa, mais de 600 crianças de São João da Pesqueira terão, entre quarta e sexta-feira, a “oportunidade de aprender com os maiores especialistas do país sobre a diversidade da vida marinha e a melhor forma de a proteger”.

O Vintage Port 2020 Ocean Aged foi lançado oficialmente no Dia Internacional do Oceano, em 08 de junho, depois de ter sido afundado em dezembro de 2022 no Porto de Sines, em colaboração com a empresa Ecoalga – Adega do Mar (especializada em armazenamento subaquático).

A gestora de Marketing e Comunicação da Van Zellers & Co, Francisca Van Zeller, explicou que este vinho pretende ligar a tradição à inovação.

“Este projeto é uma verdadeira fusão de tradição e inovação, um testemunho do nosso compromisso em elevar o vinho do Porto a novos patamares. Submergir as garrafas nas águas do oceano, onde a natureza exerce a sua influência única, foi uma experiência emocionante”, frisou.

Caberá a Francisca Van Zeller resgatar as garrafas do fundo do mar, o que a deixa entusiasmada.

“Este é um vinho que carrega a história do passado e a promessa do futuro, e estamos muito felizes por partilhá-lo com o mundo”, frisou.

A Van Zellers & Co foi fundada em 1780, mas a família produz vinhos na região do Douro desde 1620. A empresa tem atualmente 16 hectares de vinhas nas margens do rio Torto, Vale do Pinhão e Murça e, em 2022, produziu um total de 49.172 garrafas.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu