Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME

A Assembleia Municipal de Tondela aprovou a autorização da contração de um empréstimo bancário superior a 8,4 milhões de euros para execução de várias empreitadas, como obras em estradas e a requalificação das Termas de Sangemil.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, este empréstimo bancário servirá para realizar obras consideradas prioritárias.

O empréstimo acautela, por exemplo, os protocolos assinados com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro no âmbito do novo quadro comunitário de apoio (PT2030) e outras linhas de financiamento para a construção de casas com custos acessíveis e para o programa 1º Direito.

“Esta é uma iniciativa para acompanhar o quadro comunitário. A nossa intenção é utilizar todos os mecanismos disponíveis para submeter candidaturas para financiar algumas obras”, justificou.

A autarca social-democrata garantiu que o processo será feito de forma responsável: “a nossa ideia é ir acautelando o empréstimo à medida que os financiamentos estiverem disponíveis”.

A pagar em 20 anos, o empréstimo estará dividido em cinco lotes. O primeiro (3,3 milhões de euros) irá destinar-se a financiar investimentos da rede viária do concelho, nomeadamente a requalificação, manutenção, alargamento e reparação de estradas nas 19 freguesias do concelho, obras na ponta da Tabuaça e a conclusão da estrada de ligação entre as avenidas Sá Carneiro e das Comunidades, em Tondela.

O segundo lote (2,1 milhões de euros) será usado nos trabalhos de requalificação e reabilitação do balneário Termal de Sangemil (Lajeosa do Dão) e o terceiro lote (1,8 milhões de euros) na ampliação da Zona Industrial do Lajedo (Santiago de Besteiros) e na aquisição de terrenos para a criação da nova Área de Acolhimento Empresarial no Borralhal, junto ao Planalto Beirão.

A compra de terrenos para a construção de parque habitacional municipal e a aquisição de edifícios para arrendamento serão feitas com a ajuda do quarto lote (594 mil euros).

Já o quinto lote (510 mil euros) servirá para financiar a compra de painéis solares para edifícios municipais, a aquisição de uma viatura ligeira adaptada para transporte de pessoas com mobilidade reduzida, a criação de um Parque de Matilhas e as obras de requalificação dos balneários na Escola Secundária de Tondela.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
4
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel

Artigos relacionados

image001 (8)
Aristides de Sousa Mendes
pexels-jean-balzan-210755-682082
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social