Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME

A Assembleia Municipal de Tondela aprovou a autorização da contração de um empréstimo bancário superior a 8,4 milhões de euros para execução de várias empreitadas, como obras em estradas e a requalificação das Termas de Sangemil.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, este empréstimo bancário servirá para realizar obras consideradas prioritárias.

O empréstimo acautela, por exemplo, os protocolos assinados com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro no âmbito do novo quadro comunitário de apoio (PT2030) e outras linhas de financiamento para a construção de casas com custos acessíveis e para o programa 1º Direito.

“Esta é uma iniciativa para acompanhar o quadro comunitário. A nossa intenção é utilizar todos os mecanismos disponíveis para submeter candidaturas para financiar algumas obras”, justificou.

A autarca social-democrata garantiu que o processo será feito de forma responsável: “a nossa ideia é ir acautelando o empréstimo à medida que os financiamentos estiverem disponíveis”.

A pagar em 20 anos, o empréstimo estará dividido em cinco lotes. O primeiro (3,3 milhões de euros) irá destinar-se a financiar investimentos da rede viária do concelho, nomeadamente a requalificação, manutenção, alargamento e reparação de estradas nas 19 freguesias do concelho, obras na ponta da Tabuaça e a conclusão da estrada de ligação entre as avenidas Sá Carneiro e das Comunidades, em Tondela.

O segundo lote (2,1 milhões de euros) será usado nos trabalhos de requalificação e reabilitação do balneário Termal de Sangemil (Lajeosa do Dão) e o terceiro lote (1,8 milhões de euros) na ampliação da Zona Industrial do Lajedo (Santiago de Besteiros) e na aquisição de terrenos para a criação da nova Área de Acolhimento Empresarial no Borralhal, junto ao Planalto Beirão.

A compra de terrenos para a construção de parque habitacional municipal e a aquisição de edifícios para arrendamento serão feitas com a ajuda do quarto lote (594 mil euros).

Já o quinto lote (510 mil euros) servirá para financiar a compra de painéis solares para edifícios municipais, a aquisição de uma viatura ligeira adaptada para transporte de pessoas com mobilidade reduzida, a criação de um Parque de Matilhas e as obras de requalificação dos balneários na Escola Secundária de Tondela.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
2 - A PÉTALA
Florista "A Pétala" vence Concurso de Montras de Natal
2
5
Francisco Lopes destaca "excelentes relações" com o Comando de Viseu da PSP
3
5e951ac4-14d7-41d5-91b2-ec69cd293fb8
Delariva Viseu traz a Viseu um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu mundial
4
Press_006_ Foto_Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim
ASSINATURA DE PROTOCOLOS NO ÂMBITO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NAÁREA DA EDUCAÇÃO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS E AGRUPAMENTOSDE ESCOLAS DO CONCELHO E ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIROS NUM VALOR total de 269.550 EUROS

Artigos relacionados

closeup-de-economista-usando-calculadora-ao-passar-por-contas-e-impostos-no-escritorio_637285-3156
mulheres-protestando-por-direitos-no-dia-da-mulher_23-2151356319
FOTO_ARQUIVO_Lamego_vista_geral
closeup-de-economista-usando-calculadora-ao-passar-por-contas-e-impostos-no-escritorio_637285-3156
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
2 - A PÉTALA
Florista "A Pétala" vence Concurso de Montras de Natal
5
Francisco Lopes destaca "excelentes relações" com o Comando de Viseu da PSP
5e951ac4-14d7-41d5-91b2-ec69cd293fb8
Delariva Viseu traz a Viseu um dos maiores nomes do Jiu-Jitsu mundial
Press_006_ Foto_Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim
ASSINATURA DE PROTOCOLOS NO ÂMBITO DE DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NAÁREA DA EDUCAÇÃO ENTRE A CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS E AGRUPAMENTOSDE ESCOLAS DO CONCELHO E ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIROS NUM VALOR total de 269.550 EUROS