Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME

A fábrica de esfregões Favir Lda, que fechou em 2023, em Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, vai a leilão público no dia 27 por mais de 1,1 milhões de euros.

Segundo a leiloeira, o leilão decorrerá nas instalações da empresa insolvente, cujo passivo integra uma unidade industrial completa e operacional de produtos metálicos, avaliada na totalidade, em 1.331.230 euros.

Os ativos em venda incluem um complexo industrial com quatro pavilhões e um posto de transformação, equipamentos e maquinaria para o fabrico de produtos metálicos, concretamente rolinhos de lã de aço, palha-de-aço, esfregões de arame e os famosos esfregões saponificados.

Entre os ativos estão também o “’stock’ e matéria-prima, mobiliário de escritório e material informático, outro mobiliário e eletrodomésticos e a marca nacional Favir”, acrescentou.

A Favir Lda, que foi fundada em 1961, começou por se dedicar à produção de plásticos, mas, desde 1964, fabricava “produtos de limpeza derivados do arame de aço, produzindo, inclusive, o célebre esfregão impregnado com sabão”.

“Esta marca identitária de Santa Comba Dão diferenciava no tecido industrial local, regional, nacional e internacional”, sublinhou.

A leiloeira lembrou que a Favir exportava para praticamente todos os países europeus e africanos de língua oficial portuguesa a maior parte da sua produção de esfregões desengordurantes com sabão impregnado, de lã d’aço, de palha d’aço, de esfregões galvanizados, aço inoxidável e aço níquel.

“A venda da unidade industrial completa constitui uma vantagem de investimento, uma vez que permite ao investidor dar continuidade à atividade da empresa”, frisou.

Em agosto de 2023, o PSD de Santa Comba Dão lamentou o encerramento da fábrica, que deixou mais de 30 pessoas desempregadas, quase todas mulheres.

“Foi com um misto de tristeza e preocupação que assistimos ao encerramento de mais uma empresa no nosso concelho, neste caso, a Favir. Fundada em 1961, a Favir não era só uma empresa do nosso concelho. Era, igualmente, uma marca identitária de Santa Comba Dão, nacional e internacionalmente”, considerou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
4
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela