O Tondela regressou aos triunfos na II Liga de futebol com uma reviravolta na visita ao Trofense (2-1), complicando ainda mais a manutenção da formação da Trofa, em jogo da 28.ª jornada.
Os golos de Daniel dos Anjos (62) e Telmo Arcanjo (69) revelaram-se decisivos para o Tondela, com o conjunto de Tozé Marreco, que não não vencia há quatro partidas, a anular a melhor primeira parte do Trofense, que inaugurou o marcador por Mozino (43).
A formação de Rui Sacramento entrou pressionante, instalando-se por grande parte do tempo no seu meio-campo ofensivo, perante um Tondela, em termos atacantes, praticamente inexistente.
Aos oito minutos de jogo, o Trofense teve a sua primeira oportunidade de algum perigo, através de Mozino, ainda que fosse demonstrando dificuldades em ultrapassar o bloco defensivo mais baixo dos comandados de Tozé Marreco, que perdeu Wesley Tanque, principal referência ofensiva dos caseiros, logo aos 10 minutos, por lesão.
Depois de Andrezinho obrigar Niasse a uma excelente intervenção, o Trofense inaugurou o marcador, através de Mozino, que, ao primeiro poste, respondeu com um cabeceamento ao cruzamento proveniente da esquerda, que só parou no fundo das redes.
A segunda parte mostrou uma faceta diferente da equipa do Tondela, que foi mais intensa e agressiva na procura de anular a desvantagem que levava para o intervalo, algo que aconteceu por intermédio de Daniel dos Anjos, que não deu hipóteses de defesa a Miguel Santos (62).
O Tondela continuou a ameaçar a baliza adversária e, aos 66, esteve muito próximo de se adiantar no marcador por Cuba, conseguindo mesmo a reviravolta pouco depois, numa jogada em que Cuba assistiu Telmo Arcanjo, que apareceu sozinho no interior da área a concretizar calmamente para o 2-1.
Perante a ‘remontada’, o Trofense raramente conseguiu demonstrar capacidade para reagir à adversidade e, a não ser no remate falhado de Maiga à boca da baliza, aos 87, nunca esboçou ameaças reais de perigo, mantendo-se o resultado até final.
Perante este resultado, o Tondela ascende, ainda que à condição, ao nono lugar da II Liga, com 36 pontos, enquanto o Trofense ocupa o 17.º e penúltimo, com 23, e está numa posição cada vez mais crítica para atingir a manutenção.
Jogo no Estádio Clube Trofense, no Porto.
Trofense – Tondela, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Mozino, 43 minutos.
1-1, Daniel dos Anjos, 62.
2-1, Telmo Arcanjo, 69.
Equipas:
– Trofense: Miguel Santos, Tiago Manso (Schürrle, 72), Tiago Ferreira, Marcos Valente, Tiago André, Vasco Rocha (Simão Martins, 72), Hélder Morim, Andrezinho (Issoufi Maiga, 65), Mozino, Erivaldo e Wesley Tanque (Stevy Okitokandjo, 10).
(Suplentes: Tiago Silva, Daniel Liberal, Semeu Commey, Simão Martins, Rúben Pereira, Martim Maia, Schürrle, Stevy Okitokandjo e Issoufi Maiga).
Treinador: Rui Sacramento.
– Tondela: Babacar Niasse, Tiago Almeida, Manu Hernando (Cuba, 46), Marcelo Alves, Naoufel Khacef (Ricardo Alves, 73), Jota Gonçalves, Pedro Augusto, Telmo Arcanjo (Rodrigo Fajardo, 80), Bebeto (Betel Valésio, 90+05), Rafael Barbosa (Rúben Fonseca, 80) e Daniel dos Anjos.
(Suplentes: Philip Tear, Dário Miranda, Ricardo Alves, Rodrigo Fajardo, Betel Valésio, Rúben Fonseca, Tomislav Strkalj, Cuba e Rodrigo Cascavel).
Treinador: Tozé Marreco.
Árbitro: Hélder Malheiro (AF Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcos Valente (38), Vasco Rocha (50) e Erivaldo (63).
Assistência: 835 espetadores.