Segunda temporada de curtas do ‘short/age’ leva a Viseu três argumentistas

O projeto ‘short/age’ apresenta a segunda temporada de curtas “Shortfilms for a New Age” que leva a Viseu três argumentistas para sessões/debates, curtas em competição e oito novos argumentos, disse hoje à agência Lusa um dos responsáveis.

“Está de regresso a segunda temporada do “short/age – Shortfilms for a New Age” com a exibição, a partir de sexta-feira, dia 09, até 2023, de curtas-metragens”, disse à agência Lusa Luís Belo, que, juntamente com Carlos Salvador, criou o projeto ‘short/age’.

Neste novo ciclo, explicou, estão agendadas “três sessões de leitura e discussão de um argumento e, para isso, marcam presença em Viseu argumentistas para, após a leitura do argumento, conversar e discutir a sua criação e ideias”.

A primeira a marcar presença, adiantou à agência Lusa, é Mónica Santos, do Porto, e a sessão/debate acontecerá em 21 de outubro, uma sexta-feira, como todas as sessões, pelas 22:00, na incubadora do Centro Histórico de Viseu.

“Depois vamos ter duas extensões que são sessões de cinema, mas não são competição. São curtas premiadas em festivais, de Vila do Conde e de Lisboa, e assim é também uma forma desses festivais terem uma representação em Viseu”, defendeu.

À semelhança da primeira temporada, em 2021, continuou Luís Belo, o projeto tem a “componente ‘online’ onde serão publicados oito guiões ao longo dos meses até 2023, com o primeiro a ser lançado em outubro”.

“São novos argumentos, com algum tipo de ligação a Viseu. O primeiro a ser publicado é de Margarida Madeira que é uma realizadora que trabalha, sobretudo, com animação”.

Os restantes “vão sendo lançados e, cada um desses argumentos, tem uma ilustração feita por Filipe Santos, de Viseu, e será composta uma trilha sonora, também de um viseense, o compositor Leonardo Outeiro”, acrescentou.

“São trabalhos originais feitos especificamente para esses guiões que vão ser publicados e, tanto um como o outro, têm trabalhos incríveis e vão fazer a ilustração e a música para os oito argumentos”, contou.

Ao longo desta segunda temporada há “também 10 sessões de curtas em competição” e que resultam da “candidatura que foi aberta no ano passado e, ao todo, foram 311 as que chegaram” ao projeto ‘short age’, de 73 países diferentes.

“No final, vão receber o nosso troféu que é uma barra de sabão de carvão, de quilo e meio, ou seja, ainda é uma coisa grande, onde gravamos o nosso nome e esse é o troféu. É bonito, é sabão de carvão, é preto, e tem um impacto engraçado”, considerou.

A barra de sabão preto como troféu, explicou, é uma forma de “manter a parceria com a fábrica Só Sabão, com quem ao longo de uma série de anos o ‘short/age’ exibiu as curtas-metragens” e, por isso, “não é um troféu qualquer, é algo mais divertido e mais personalizado”.

O projeto, que vai para a 22.ª sessão, uma vez que sucedeu o ano passado ao Shortcutz Viseu depois de oito anos de exibições, começa nesta sexta-feira com “A Rapariga de Saturno”, de Gonçalo Almeida; “Fora da Bouça”, de Mário Veloso e “Life On The Move”, do realizador britânico Osbert Parker.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Acidente carro
santa comba dão
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia