Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde

A Câmara Municipal de Mangualde vai homenagear na próxima quinta-feira, a título póstumo, o antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho, com a entrega da Medalha de Ouro da Cidade.

Jorge Coelho, que morreu em 07 de abril de 2021, aos 66 anos, foi ministro de várias pastas nos governos de António Guterres: ministro Adjunto, ministro da Administração Interna e ministro da Presidência e do Equipamento Social.

A partir de 1992, com Guterres na liderança do PS, Jorge Coelho foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas de outubro de 1995.

Natural de Mangualde, no distrito de Viseu, Jorge Coelho era empresário, mas continuou sempre a acompanhar a atividade política, como comentador de programas como a Quadratura do Círculo, na SIC Notícias e TSF, e também como cidadão.

Jorge Coelho marcou a atividade política ao demitir-se do cargo de ministro do Equipamento do executivo de António Guterres após a queda da ponte de Entre-os-Rios em 04 de março de 2001, alegando que “a culpa não pode morrer solteira”.

Além de Jorge Coelho, também receberão a Medalha de Ouro da Cidade a fundadora da Universidade Sénior Rotary de Mangualde, Maria Teresa de Almeida Cruz, e o ex-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo.

Ao atleta paralímpico Miguel Marques Monteiro será entregue a Medalha de Mérito Municipal, “por se ter notabilizado no campo do desporto, dignificando o concelho de Mangualde”.

A entrega dos galardões decorrerá na sessão solene comemorativa dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

“Após a pandemia, quisemos aguardar por um momento verdadeiramente importante e simbólico, como são os 50 anos da Revolução de Abril, para homenagear estes ilustres mangualdenses que tanto nos orgulham, que tanto deram ao concelho e a quem tanto devemos”, justificou o presidente da autarquia, Marco Almeida.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela