Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

O presidente da Câmara de Santa Comba Dão escusou-se hoje a classificar a instalação artística de Bordalo II na campa de Salazar, considerando que “há outras maneiras de valorizar e celebrar a democracia e o 25 de Abril”.

O artista Bordalo II colocou uma caixa de medicamentos gigante, com a inscrição “Liberdade. Probiótico antifascista”, em cima da campa de Oliveira Salazar (1889 -1970), no cemitério do Vimieiro, concelho de Santa Comba Dão, e mostrou esse momento na rede social Instagram.

“Haverá quem esteja contra, haverá quem esteja a favor, eu pessoalmente acho que há outras maneiras de celebrar a democracia”, afirmou Leonel Gouveia à agência Lusa, lamentando que a comunicação social “tenha feito disto um caso de grande relevância”.

Segundo o autarca socialista, “colocaram lá uma caixa, tiraram fotografias e foram-se embora, não há lá caixa nenhuma, foi uma coisa de minutos”.

“A liberdade é fundamental para cada um de nós e para o bem-estar de todos”, defendeu Bordalo II numa publicação feita hoje de manhã no Instagram, na qual mostra fotografias da instalação artística e um vídeo do momento em que a caixa foi transportada para a campa do antigo ditador.

O artista deixou um aviso: “Não nos podemos distrair e tomar a liberdade como um bem adquirido. Pelo contrário, temos que defendê-la e exercitá-la todos os dias. O 25 de Abril serve também para nos lembrarmos disto”.

Na caixa vermelha e branca, que tem desenhado um cravo vermelho, pode também ler-se que o “probiótico antifascista” é disponibilizado em 50 cápsulas de 25 mg, numa alusão aos 50 anos do 25 de Abril de 1974, que se comemoram na quinta-feira.

António de Oliveira Salazar, figura maior da ditadura do Estado Novo, nasceu a 28 de abril de 1889 no Vimieiro (distrito de Viseu). Morreu a 27 de julho de 1970, quase dois anos após uma queda que lhe provocou um derrame cerebral e o afastou da presidência do Governo.

Artur Bordalo (Bordalo II – o primeiro era o avô, o artista plástico Real Bordalo), nascido em Lisboa em 1987, começou pelo ‘graffiti’, que o preparou para o trabalho pelo qual se tornou conhecido: esculturas feitas com recurso a lixo e desperdícios.

A intervenção política e social tem marcado os seus trabalhos, abordando temas que vão de questões ambientais aos abusos sexuais na igreja.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
2
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
3
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
4
os-dois-lutadores-de-judocas-lutando-contra-homens_155003-10219
Equilíbrio financeiro e novo espaço prioridades do presidente da federação de judo

Artigos relacionados

Rossio Viseu
cinema
incendios-florestais-e-suas-consequencias-para-a-natureza_23-2151099490
app comida
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil