"O Grupo de Trabalho do distrito de Viseu de Defesa dos Animais do Bloco de Esquerda preocupado com a falta de esterilizações no distrito

Os dados relativos à utilização de verbas disponibilizadas pelo Governo no ano transato, para a esterilização de animais de companhia pelas autarquias e CROAs merecem desde já algumas considerações e preocupações:

1- Depois de diversos municípios terem invocado falta de recursos para proceder à esterilização de animais, também municípios do distrito de Viseu invocaram esta dificuldade, estranha-se que dos 500 mil euros disponibilizados pelo governo para a esterilização a nível nacional,verba já de si considerada manifestamente insuficiente por diversas associações e partidos políticos que atuam no terreno,só tenham sido utilizados 287.080 pelas autarquias e CROAs e destes, só 18.345 euros foram gastos no distrito de Viseu.

2- Apenas 89 entidades municipais ou intermunicipais solicitaram apoio. No que se refere aos montantes utilizados, a maioria das entidades não esgotou as dotações a que teria direito, ou seja até 15.000 euros por município e 30.000 para CROAs intermunicipais, ficando muito aquém dessa verba.
No distrito de Viseu só 4 autarquias e 1 entidade intermunicipal solicitaram estas verbas sendo os municípios de Viseu (15 mil euros), Tondela (1.015 euros), Carregal do Sal (1.205 euros), Tarouca (1.125 euros) e o canil intermunicipal do Sátão com 1.015 euros.
Cabe relembrar que o canil intermunicipal do Sátão só começou a esterilizar animais depois da visita do Grupo de Trabalho às instalações, em Julho de 2018, onde denunciou que esta entidade não estava a esterilizar os animais que fossem para adopção não dando cumprimento a lei.
Em Carregal do Sal, também se vê sinais da autarquia de preocupação sobre este tema devido ao trabalho que o Bloco de Esquerda tem desenvolvido no terreno.

O Bloco de Esquerda do distrito de Viseu tem acompanhado de perto a situação dos animais errantes e encetado contatos com diversas entidades, constatando a urgência de se proceder à esterilização e adoção de animais de estimação, única forma de circunscrever o problema limitando drasticamente a sua abrangência.
Vemos com grande preocupação o aparente desinvestimento nesta área, evidenciado por muitas autarquias que não utilizaram as verbas disponíveis para a esterilização de animais errantes. Apelamos a que os municípios e CROAs intermunicipais se empenhem nesta campanha, apostando em 2019 na esterilização, a bem dos animais e das pessoas.

O Grupo de Trabalho distrital de Defesa dos Animais do Bloco de Esquerda”

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu