"O Grupo de Trabalho do distrito de Viseu de Defesa dos Animais do Bloco de Esquerda preocupado com a falta de esterilizações no distrito

Os dados relativos à utilização de verbas disponibilizadas pelo Governo no ano transato, para a esterilização de animais de companhia pelas autarquias e CROAs merecem desde já algumas considerações e preocupações:

1- Depois de diversos municípios terem invocado falta de recursos para proceder à esterilização de animais, também municípios do distrito de Viseu invocaram esta dificuldade, estranha-se que dos 500 mil euros disponibilizados pelo governo para a esterilização a nível nacional,verba já de si considerada manifestamente insuficiente por diversas associações e partidos políticos que atuam no terreno,só tenham sido utilizados 287.080 pelas autarquias e CROAs e destes, só 18.345 euros foram gastos no distrito de Viseu.

2- Apenas 89 entidades municipais ou intermunicipais solicitaram apoio. No que se refere aos montantes utilizados, a maioria das entidades não esgotou as dotações a que teria direito, ou seja até 15.000 euros por município e 30.000 para CROAs intermunicipais, ficando muito aquém dessa verba.
No distrito de Viseu só 4 autarquias e 1 entidade intermunicipal solicitaram estas verbas sendo os municípios de Viseu (15 mil euros), Tondela (1.015 euros), Carregal do Sal (1.205 euros), Tarouca (1.125 euros) e o canil intermunicipal do Sátão com 1.015 euros.
Cabe relembrar que o canil intermunicipal do Sátão só começou a esterilizar animais depois da visita do Grupo de Trabalho às instalações, em Julho de 2018, onde denunciou que esta entidade não estava a esterilizar os animais que fossem para adopção não dando cumprimento a lei.
Em Carregal do Sal, também se vê sinais da autarquia de preocupação sobre este tema devido ao trabalho que o Bloco de Esquerda tem desenvolvido no terreno.

O Bloco de Esquerda do distrito de Viseu tem acompanhado de perto a situação dos animais errantes e encetado contatos com diversas entidades, constatando a urgência de se proceder à esterilização e adoção de animais de estimação, única forma de circunscrever o problema limitando drasticamente a sua abrangência.
Vemos com grande preocupação o aparente desinvestimento nesta área, evidenciado por muitas autarquias que não utilizaram as verbas disponíveis para a esterilização de animais errantes. Apelamos a que os municípios e CROAs intermunicipais se empenhem nesta campanha, apostando em 2019 na esterilização, a bem dos animais e das pessoas.

O Grupo de Trabalho distrital de Defesa dos Animais do Bloco de Esquerda”

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

aviao-voando-em-um-ceu-nublado_144627-132
camara-municipal-de-viseu
Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil