Liga diz que equipamentos de combate ainda não chegaram, ministro refuta

A Liga de Bombeiros Portugueses afirmou hoje que o equipamento de proteção individual para combate a incêndios rurais ainda não chegou, enquanto o ministro da Administração Interna contrapõe que a proteção civil distrital recebeu e distribuiu esses equipamentos.

“Neste momento, não chegaram e não se sabe quando é que vão chegar os equipamentos de proteção individual no combate aos incêndios rurais”, disse Jaime Marta Soares aos jornalistas no final da cerimónia do centenário dos Bombeiros Voluntários de Nelas, distrito de Viseu.

Jaime Soares contou que a promessa tem dois anos e que, “a Liga em tempo, e a tempo, avisou que não é o sistema” que os bombeiros desejam “em relação aos concursos de equipamentos de proteção individual (EPI) para o combate aos incêndios rurais, porque o sistema é altamente burocrático, exige muita capacidade de organização” desses concursos.

“O último que foi feito demorou quatro anos e nós alertamos para essa situação. Não serviu de exemplo e tenho para mim que este concurso vai demorar também cerca de três anos. Os bombeiros já esperavam no ano passado pelos EPI que não tiveram, estão à espera este ano que não vão ter e se calhar para a próxima época, acredito que possam ter”, expressou.

Jaime Marta Soares criticou o “modelo do concurso” e defendeu que “deve ser feito um levantamento daquilo que é necessário a cada corpo de bombeiros, definir o que é que cada um vai ter direito e transferir a verba para a compra” desses equipamentos.

Segundo Jaime Marta Soares, “enquanto demora três anos um concurso feito pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), nos bombeiros demora três meses, no máximo”.

“E em relação ao IVA que têm de pagar, enquanto a ANEPC paga 23%, os bombeiros pagam 6% e por aqui se vê o tremendo erro que é levar por diante um concurso desta dimensão. Ninguém aprendeu com os erros do anterior concurso e para o qual chamámos a atenção”, argumentou.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que presidiu à cerimónia do centenário dos Bombeiros Voluntários de Nelas, a primeira que disse ter participado desde fevereiro, por causa da pandemia da covid-19, disse que o equipamento é enviado à proteção civil distrital.

“Os equipamentos de proteção individual de combate a incêndios têm sido financiados também com o apoio de fundos europeus e têm sido distribuídos, reforçando o número de fatos de proteção individual que, num contexto nacional, são atribuídos e depois geridos pelas estruturas de proteção civil em cada distrito”, respondeu Eduardo Cabrita.

Sem apontar qualquer data ou prazo, Eduardo Cabrita disse que “há sempre necessidade de renovar e melhorar” e “as corporações recebem, e esse esforço é anualmente reforçado, consolidando a necessidade de equipamentos em viaturas, em reforma de quartéis, mas sobretudo também nesta dimensão de qualificação de profissionais”.

Na cerimónia do centenário, o ministro deixou elogios aos bombeiros portugueses, “a coluna vertebral da proteção civil”, lembrou os meios disponíveis para o combate aos incêndios, sendo que no dia 01 de julho esses meios aumentam e apelou ao “esforço de todos os portugueses para evitar os comportamentos de risco”.​​​​​​​

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
castrodaire
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros