FUNDAÇÃO PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA DESAFIA OS PORTUGUESES A LIGAREM-SE AO SEU CORAÇÃO

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) promove a Quinzena do Coração, no âmbito do Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de setembro, com a criação da plataforma digital “Liga-te com o Coração”. Seguindo o mote definido para este ano pela World Heart Foundation, a FPC pretende assim alertar para o contributo que os meios digitais podem ter na prevenção das doenças cardiovasculares e na promoção de hábitos de vida saudáveis.

De 27 de setembro a 08 de outubro serão disponibilizados na plataforma conteúdos dirigidos a toda a população, abrangendo temáticas diversificadas como alimentação, exercício físico, stress, sexualidade, a influência do clima na saúde cardiovascular, as doenças cardiovasculares nas mulheres, entre outros. Haverá ainda espaço para partilha de dicas como “Covid-19 e vitamina D” e “O que fazer numa paragem cardiorrespiratória em contexto covid-19”.

O arranque da quinzena será marcado pela sessão de abertura, no dia 27 de setembro, pelas 18h00, que conta com a participação de Sónia Paixão, Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, João Pedro Monteiro, Diretor do Departamento de Atividade Física e do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa e Manuel Carrageta, Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

No dia 29 de setembro, será organizado em Lisboa um circuito em forma de “Coração”, com uma distância de cerca de 5 km. Este percurso inclui zonas emblemáticas de Lisboa, como Baixa-Chiado, Rossio, Martim Moniz, Campo Mártires da Pátria, Jardim de S. Pedro de Alcântara, no qual todos os interessados poderão participar, entre as 09h30 e as 17h00. Ao longo do percurso existirão “estações” em que os participantes serão sensibilizados para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, nomeadamente através da avaliação da pressão arterial, ou aconselhamento nutricional. Esta iniciativa é uma parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude, Câmara Municipal de Lisboa e Fundação Portuguesa de Cardiologia.

“A Covid-19 impactou a vida de todos e em particular dos doentes cardiovasculares, afastando-os dos contactos presenciais e em alguns casos dos cuidados de saúde, mas aproximou-nos das novas tecnologias. Neste momento é fundamental aproveitarmos o que a conectividade digital nos permite, fazendo dela uma aliada na proteção do coração e na luta contra as doenças cardiovasculares.  O que queremos nesta quinzena é lembrar que todos nos devemos “ligar” ao nosso coração na prevenção, diagnóstico e tratamento”, afirma Manuel Carrageta Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

A nível mundial estima-se que cerca de 520 milhões sofram de doenças cardiovasculares, continuando a ser a principal causa de morte em todo o mundo. Os doentes cardiovasculares são grupo de risco para a Covid-19, o que tem contribuído para que muitos se tenham isolado. As ferramentas digitais surgem assim como um combate ao isolamento, mas também como uma fonte de informação, apoio e motivação para cuidar do coração.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
pexels-pixabay-248395
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia