Eco-lavagem, como tornar a limpeza do seu carro em Portugal amiga do ambiente

Em Portugal, tal como em muitos países do mundo, existe uma consciência crescente da necessidade de respeitar o ambiente. Isto aplica-se a todos os aspectos da vida, incluindo processos quotidianos como a lavagem de automóveis. Tornar este processo amigo do ambiente é um desafio para todos os proprietários de automóveis e empresas especializadas no tratamento de automóveis. Neste artigo, vamos analisar as medidas que podem ser tomadas para tornar a lavagem de automóveis em Portugal mais sustentável e amiga do ambiente.

 

Estatísticas de lavagens ecológicas de carros em Portugal

Indicador

2023

Número de lavagens de carros 2500
Número de lavagens ecológicas 250 (10%)

Consumo de água por carro

– Lavagem tradicional 100 litros
– Lavagem ecológica 30-50 litros
Economia de água 50-70%

Geração de resíduos

– Lavagem tradicional Grande quantidade
– Lavagem ecológica Minimizada

Economia na coleta de residuos

– Lavagem tradicional Alta
– Lavagem ecológica Baixa
Demanda por lavagens ecológicas Crescente
Apoio governamental Subsídios para a transição para métodos ecológicos
Restrições ao uso da água Em alguns municípios

 

A utilização de detergentes biodegradáveis é um elemento-chave de uma lavagem de automóveis amiga do ambiente. Estes produtos foram concebidos para minimizar o impacto ambiental, uma vez que se degradam facilmente na natureza, não deixando resíduos químicos nocivos.

Os panos e luvas de microfibra são outra forma de tornar a lavagem automóvel mais sustentável. A microfibra não só remove eficazmente a sujidade e as manchas, como também é reutilizável, reduzindo a necessidade de produtos descartáveis e ajudando a reduzir os resíduos.

 

Imagem retirada de autopecasonline24.pt

 

A lavagem a alta pressão pode reduzir significativamente o consumo de água em comparação com os métodos de lavagem tradicionais. Além disso, muitos sistemas de lavagem modernos estão equipados com instalações de recolha e tratamento de águas residuais, permitindo a reutilização da água e reduzindo a poluição ambiental.

A reciclagem e a gestão de resíduos é um aspeto importante de uma abordagem ambientalmente responsável à lavagem de automóveis. Isto inclui a recolha e reciclagem de detergentes e materiais usados, bem como o manuseamento adequado do óleo usado e de outros produtos químicos que podem ser perigosos para o ambiente.

Além disso, a água da chuva recolhida em tanques especiais pode ser utilizada para a lavagem ecológica de automóveis. Isto não só ajuda a conservar os recursos hídricos naturais, como também torna o processo de lavagem de automóveis menos dependente de sistemas centralizados de abastecimento de água.

O mercado das lavagens ecológicas de automóveis em Portugal está a crescer, impulsionado pela crescente sensibilização ambiental e pelo apoio do governo. As lavagens ecológicas poupam água, energia e custos de eliminação de resíduos, o que pode aumentar a competitividade das lavagens de automóveis. Estão a ser desenvolvidas novas tecnologias para tornar as lavagens ecológicas ainda mais eficientes. Prevê-se que o mercado cresça nos próximos anos, proporcionando oportunidades para os proprietários e investidores de lavagens de automóveis. Ao escolher uma lavagem de automóveis, é aconselhável procurar certificados que confirmem a utilização de métodos e materiais ecológicos. Ao escolher uma lavagem de automóveis ecológica, está a fazer a sua parte na proteção do ambiente.

A implementação destas medidas não só ajuda a proteger o ambiente, como também pode resultar em poupanças de recursos e de custos para os proprietários de automóveis e para as empresas. Uma lavagem de carros ecológica em Portugal é um passo para uma atitude mais sustentável e responsável em relação à natureza, permitindo que todos contribuam para a preservação do planeta para as gerações futuras.

 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
3
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

IMG_0003
bombeiros
FernandoRuas
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela