Eco-lavagem, como tornar a limpeza do seu carro em Portugal amiga do ambiente

Em Portugal, tal como em muitos países do mundo, existe uma consciência crescente da necessidade de respeitar o ambiente. Isto aplica-se a todos os aspectos da vida, incluindo processos quotidianos como a lavagem de automóveis. Tornar este processo amigo do ambiente é um desafio para todos os proprietários de automóveis e empresas especializadas no tratamento de automóveis. Neste artigo, vamos analisar as medidas que podem ser tomadas para tornar a lavagem de automóveis em Portugal mais sustentável e amiga do ambiente.

 

Estatísticas de lavagens ecológicas de carros em Portugal

Indicador

2023

Número de lavagens de carros 2500
Número de lavagens ecológicas 250 (10%)

Consumo de água por carro

– Lavagem tradicional 100 litros
– Lavagem ecológica 30-50 litros
Economia de água 50-70%

Geração de resíduos

– Lavagem tradicional Grande quantidade
– Lavagem ecológica Minimizada

Economia na coleta de residuos

– Lavagem tradicional Alta
– Lavagem ecológica Baixa
Demanda por lavagens ecológicas Crescente
Apoio governamental Subsídios para a transição para métodos ecológicos
Restrições ao uso da água Em alguns municípios

 

A utilização de detergentes biodegradáveis é um elemento-chave de uma lavagem de automóveis amiga do ambiente. Estes produtos foram concebidos para minimizar o impacto ambiental, uma vez que se degradam facilmente na natureza, não deixando resíduos químicos nocivos.

Os panos e luvas de microfibra são outra forma de tornar a lavagem automóvel mais sustentável. A microfibra não só remove eficazmente a sujidade e as manchas, como também é reutilizável, reduzindo a necessidade de produtos descartáveis e ajudando a reduzir os resíduos.

 

Imagem retirada de autopecasonline24.pt

 

A lavagem a alta pressão pode reduzir significativamente o consumo de água em comparação com os métodos de lavagem tradicionais. Além disso, muitos sistemas de lavagem modernos estão equipados com instalações de recolha e tratamento de águas residuais, permitindo a reutilização da água e reduzindo a poluição ambiental.

A reciclagem e a gestão de resíduos é um aspeto importante de uma abordagem ambientalmente responsável à lavagem de automóveis. Isto inclui a recolha e reciclagem de detergentes e materiais usados, bem como o manuseamento adequado do óleo usado e de outros produtos químicos que podem ser perigosos para o ambiente.

Além disso, a água da chuva recolhida em tanques especiais pode ser utilizada para a lavagem ecológica de automóveis. Isto não só ajuda a conservar os recursos hídricos naturais, como também torna o processo de lavagem de automóveis menos dependente de sistemas centralizados de abastecimento de água.

O mercado das lavagens ecológicas de automóveis em Portugal está a crescer, impulsionado pela crescente sensibilização ambiental e pelo apoio do governo. As lavagens ecológicas poupam água, energia e custos de eliminação de resíduos, o que pode aumentar a competitividade das lavagens de automóveis. Estão a ser desenvolvidas novas tecnologias para tornar as lavagens ecológicas ainda mais eficientes. Prevê-se que o mercado cresça nos próximos anos, proporcionando oportunidades para os proprietários e investidores de lavagens de automóveis. Ao escolher uma lavagem de automóveis, é aconselhável procurar certificados que confirmem a utilização de métodos e materiais ecológicos. Ao escolher uma lavagem de automóveis ecológica, está a fazer a sua parte na proteção do ambiente.

A implementação destas medidas não só ajuda a proteger o ambiente, como também pode resultar em poupanças de recursos e de custos para os proprietários de automóveis e para as empresas. Uma lavagem de carros ecológica em Portugal é um passo para uma atitude mais sustentável e responsável em relação à natureza, permitindo que todos contribuam para a preservação do planeta para as gerações futuras.

 

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
2
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
3
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
4
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões

Artigos relacionados

FernandoRuas
urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho
tondela
Tondela e Benfica B empatam a uma bola na II Liga
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde