Comemorações dos 140 anos da Expedição Científica à Serra da Estrela (1881)

O Município de Seia, a Sociedade de Geografia de Lisboa e o História, Territórios, Comunidades – CFE NOVA FCSH evocam, em setembro e outubro, a Expedição Científica à Serra da Estrela realizada em agosto de 1881.

O pioneirismo e o arrojo de mais de uma centena de homens, que há 140 anos se aventuraram por um território até então pouco conhecido, vai ser relembrado com um programa diversificado, com ações a realizar em Seia, Manteigas, Guarda, Coimbra e Lisboa.

A iniciativa celebra um momento ímpar da História da Ciência em Portugal, que permitiu revelar alguns dos segredos da mais alta montanha do território continental, dando a conhecer a Serra nas suas dimensões geográficas, climáticas, orográficas, antropológicas, etnográficas, arqueológicas e médicas.

A memorável Expedição Científica constituiu, também, um importante antecedente na institucionalização do turismo em Portugal, tendo deixado um legado patrimonial material e imaterial ainda bem presente na Serra da Estrela.

O programa de eventos é diversificado e inclui, entre outros, percursos pedestres, visitas guiadas, conferências e uma exposição itinerante. Inicia com a realização de um congresso dedicado à Expedição Científica de 1881, que terá lugar no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, no dia 10 de setembro.

Do programa constam, ainda, um conjunto alargado de visitas guiadas por investigadores com trabalho relevante em diferentes áreas do conhecimento. De salientar a visita ao Planalto Superior da Serra (11 de setembro), com revisitação de alguns dos locais mais emblemáticos da expedição de 1881, as excursões à Estância de Montanha das Penhas Douradas e às Termas de Manteigas (18 de setembro), ao Parque da Saúde da Guarda (19 de setembro) e ao Museu da Farmácia, em Lisboa (30 de setembro).

Alguns destes momentos incluem almoço expedicionário, uma experiência gastronómica que tem por base os menus de 1881, contemporaneamente interpretados pelos chefes da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia – IPG.

Em outubro, estão programadas visitas ao Jardim Botânico da Ajuda (em Lisboa), ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e sessões cinematográficas na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e durante o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, em Seia.

O encerramento das comemorações decorrerá na Sociedade de Geografia de Lisboa, a instituição onde há 140 anos esta histórica aventura teve a sua génese.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
castrodaire
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros