Carbon Team concluiu investimento superior a 8 milhões de euros em Vouzela

Para atender às necessidades de produtos de fibra de carbono na Europa, um grupo de investidores fundou a Carbon Team em Portugal. Após o sucesso da produção de caixilhos de alumínio da Triangle fundada por Rodi, Miranda e Ciclo Fapril, estas 3 empresas portuguesas juntaram forças com a Bike Ahead composites (Alemanha) e Art Collection (Taiwan) para trazer a produção em massa de quadros para bicicletas em fibra de carbono para a Europa, a partir de Vouzela.

O investimento inicial do projeto Carbon Team na Zona Industrial de Campia, concelho de Vouzela, foi de 8,4 milhões de euros. A construção da fábrica com cerca de 9.000 m2 teve início no final de 2019 e foi concluído no final de 2020.

A fábrica tem capacidade para a produção de 25.000 quadros de carbono por ano, um nível muito alto de automação da produção e espera contar com 120 funcionários quando se encontrar totalmente operacional ou em plena laboração. Emre Ozgunes, director geral da Carbon Team espera “Atingir essa capacidade até 2024 e, se necessário, expandir a nova fábrica em mais 7.000 m2. Em 2021, a Carbon Team está a desenvolver a certificação ISO 14001 e ISO 9001.”

“O primeiro quadro de bicicleta da Carbon Team foi projetado pela Art Collection e produzido em conjunto com a Bike Ahead na Alemanha. Este quadro MTB HT de 800 gramas (tamanho M), com uma aparência fantástica, é 100% monocoque e não requer colagem. A estrutura já passou nos rigorosos testes de laboratório na Alemanha e é certificada. A Carbon Team usa fibra de carbono prepreg e um processo de autoclave para obter o melhor resultado em termos de propriedades mecânicas em combinação com o design. Graças à implementação da Indústria 4.0 com um alto nível de digitalização, podemos alcançar 100% de rastreabilidade do processo de produção.”, explica Emre Ozgunes.

“O nosso procedimento operacional padrão para o quadro de cauda rígida teve início neste primeiro trimestre de 2021. Estivemos em contato com vários pedidos de montadores de bicicletas que desejam usar o nosso quadro para o lançamento de seus produtos. Ao mesmo tempo, já estamos a desenvolver projetos de quadro de bicicleta em fibra de carbono para nossos futuros clientes.”, diz Emre Ozgunes.

Emre Ozgunes conclui: “Estamos muito otimistas quanto ao futuro deste projeto. A Carbon Team preenche uma importante lacuna na cadeia de abastecimento na Europa e pode tornar-se um ator chave para a indústria como fornecedora de peças de fibra de carbono para bicicletas”.

Rui Ladeira, Presidente da Camara Municipal de Vouzela, orgulhoso com o investimento, agradece todo o empenho, competência, rapidez e trabalho à Carbon Team, saudando toda a sua estrutura diretiva e salienta: “A Câmara Municipal e a Carbon Team têm trabalhado em conjunto de forma a conseguirmos ser uma referência do que há de melhor neste sector, não só em Portugal mas também no mundo. Estamos disponíveis e comprometidos com as nossas indústrias em prol do desenvolvimento de Vouzela”.

 

“Os investimentos que estão a ser feitos pela Câmara Municipal de Vouzela, na ampliação e infraestruturação das zonas industriais, têm e terão um forte impacto na qualidade da vida das populações, permitindo a fixação de população, nas suas diversas qualificações, mas também a criação de postos de trabalho e no desenvolvimento social e económico de Vouzela, da região e do país”, destaca Rui Ladeira.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu