“Camião da Esperança” da Galp, TVI e Rádio Comercial arranca este sábado em Vila Real

A Galp, a TVI e a Rádio Comercial uniram esforços para conduzir um Camião da Esperança até às populações mais desprotegidas, com menos recursos e com maiores dificuldades de mobilidade entre os seus habitantes: a partir de sábado, 18 de abril, a iniciativa Camião da Esperança vai percorrer Portugal de Norte a Sul do país, durante um mês, articulando com os municípios e as autoridades locais de saúde a realização de cerca de 100 testes por dia ao Covid-19. A operacionalização da ação no terreno é da responsabilidade da empresa GlobalSport.
A iniciativa conjunta da Galp, da TVI e da Comercial, arrancará no concelho de Vila Real, em Trás-os-Montes, e terá como foco central as populações que vivem no interior de Portugal. O objetivo é ajudar a colmatar as limitações resultantes da menor capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde em zonas com menor densidade populacional. Depois de Vila Real, está previsto que o Camião da Esperança passe, nos dias seguintes, pelos concelhos de Chaves, Mirandela, Tabuaço e Aguiar da Beira.
O Camião da Esperança terá uma equipa técnica composta por 4 médicos, 4 enfermeiros, 2 administrativos e 1 motorista, estimando-se que sejam feitos cerca de 100 testes por dia, entre 18 de abril e 19 de maio, com perspetiva de divulgação de resultados em 48 horas. A expectativa é que o Camião fique de um a três dias em cada localidade, ajustando o percurso para as regiões seguintes em função das necessidades do país.
A operação no terreno será liderada pela Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que fará a articulação de todos os procedimentos com o Ministério da Saúde através das ARS de cada região, para identificar os focos prioritários, os procedimentos oficiais de rastreamento e posteriores procedimentos. As Câmaras serão depois devidamente contactadas e envolvidas.
Só os utentes identificados previamente pelas ARS, nomeadamente pelos Centros de Saúde locais serão encaminhados para o camião.
Para mais informações sobre o processo de rastreamento na sua zona consulte www.galp.com.
Com esta iniciativa, a Galp reforça o conjunto de iniciativas que tem desenvolvido desde a primeira hora com a sua Fundação, no sentido de posicionar-se na linha da frente dos apoios ao SNS, à comunidade médica e restantes autoridades no combate à pandemia COVID-19.
Até ao dia de hoje, a Galp e a Fundação Galp já entregaram 19 ventiladores de diversas tipologias, mas todos devidamente homologados com a certificação CE, para utilização imediata nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Dentro dos hospitais abrangidos estão o Hospital de São João, Hospital de Santo António e os hospitais de Setúbal, Beja, Évora, Montijo e Santa Maria da Feira. Está prevista para a próxima semana a entrega de mais 21 ventiladores não invasivos.
A Galp juntou-se ainda a oito empresas portuguesas para adquirirem, em conjunto, 126 ventiladores que serão doados ao SNS para reforçar a capacidade de resposta das unidades de cuidados intensivos dos hospitais portugueses. A entrega dos ventiladores está prevista para o mês de maio.
Em paralelo, a Galp ofereceu o abastecimento das viaturas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), contribuindo assim para as operações de transporte de doentes infetados e de recolha domiciliária de amostras para análise.
A Galp e a sua Fundação têm em curso também várias ações focadas no apoio às emergências sociais geradas por esta pandemia, em desenvolvimento nas várias geografias onde opera. Em Portugal, a Fundação e a Galp criaram um pacote energético de apoio que beneficia mais de 500 IPSS.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu