Câmara de Viseu apresenta queixa por fraude no pagamento de fatura de energia

O presidente da Câmara de Viseu revelou hoje que apresentou queixa à Polícia Judiciária (PJ) por o município ter sido vítima de uma eventual fraude numa transferência bancária para uma conta indevida.

“Só percebemos o que tinha acontecido, porque a Galp Energia nos exigia o pagamento e nós afirmávamos que já o tínhamos feito. E foi quando fomos ver o que aconteceu”, contou Fernando Ruas.

Em causa está a “aquisição de energia elétrica em média tensão”.

A autarquia estava a “pagar as faturas à Galp e uma primeira era no valor de 379 mil euros e outra era de 172 mil euros”.

“Só que fomos vítimas de uma fraude, porque mandaram um email aos serviços com um IBAN errado e o serviço pagou a quem não devia. O IBAN era, curiosamente, do mesmo banco, do BCP”, relatou.

Após reuniões com as entidades envolvidas, esclareceu Fernando Ruas, foi “feita uma participação à Polícia Judiciária [PJ] e o SMAS [serviços municipais de água e saneamento] e os representantes dos bancos já tomaram todas as providências”.

“Já cancelaram as contas e garantiram até que o segundo pagamento, que não tinha sido sequer feito, foi retido. E o primeiro [pagamento] ainda não tinha sido todo transferido”, esclareceu.

Ainda assim, o autarca assumiu a existência desta fraude, “porque não queria esconder o que se passou, porque, ao que parece, há pessoas a serem vítimas deste tipo de fraude”.

“Nós vamos tomar todas as posições, como reconfirmar mais do que uma vez o IBAN com as entidades que o mandam, porque nunca me passou pela cabeça que isto pudesse ser possível, mas vê-se que pode acontecer com facilidade”, confessou.

Fernando Ruas contou ainda que o ‘email’ indevido “vinha da Galp, ou em nome da Galp, e lá estava proposto que o novo pagamento fosse feito para este novo IBAN”.

“Agora, já sabemos que a proveniência deste novo IBAN, o nome ou de quem enviou, é estrangeiro”, adiantou Fernando Ruas, que disse desconhecer a forma como se desencadeou a fraude.

O presidente afirmou ainda, “e segundo o departamento informático da autarquia, que a Câmara Municipal de Viseu não foi alvo de nenhum ataque informático, pelo menos que se saiba”.

“O que tínhamos de fazer, a Câmara fez, agora estamos à espera. Eu estou com alguma esperança de reaver, não sei se todo, mas algum dinheiro. O que ainda não foi movimentado, o banco cancelou”, disse.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Bloco de Esquerda questiona Governo sobre fecho de urgências pediátricas em Viseu
4
Eventos_CMM
Eventos culturais e gastronómicos "para todos" até agosto em Mangualde

Artigos relacionados

thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Académico_de_Viseu
Prémio Heathy 3
Rossio Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu