Câmara de Viseu apresenta queixa por fraude no pagamento de fatura de energia

O presidente da Câmara de Viseu revelou hoje que apresentou queixa à Polícia Judiciária (PJ) por o município ter sido vítima de uma eventual fraude numa transferência bancária para uma conta indevida.

“Só percebemos o que tinha acontecido, porque a Galp Energia nos exigia o pagamento e nós afirmávamos que já o tínhamos feito. E foi quando fomos ver o que aconteceu”, contou Fernando Ruas.

Em causa está a “aquisição de energia elétrica em média tensão”.

A autarquia estava a “pagar as faturas à Galp e uma primeira era no valor de 379 mil euros e outra era de 172 mil euros”.

“Só que fomos vítimas de uma fraude, porque mandaram um email aos serviços com um IBAN errado e o serviço pagou a quem não devia. O IBAN era, curiosamente, do mesmo banco, do BCP”, relatou.

Após reuniões com as entidades envolvidas, esclareceu Fernando Ruas, foi “feita uma participação à Polícia Judiciária [PJ] e o SMAS [serviços municipais de água e saneamento] e os representantes dos bancos já tomaram todas as providências”.

“Já cancelaram as contas e garantiram até que o segundo pagamento, que não tinha sido sequer feito, foi retido. E o primeiro [pagamento] ainda não tinha sido todo transferido”, esclareceu.

Ainda assim, o autarca assumiu a existência desta fraude, “porque não queria esconder o que se passou, porque, ao que parece, há pessoas a serem vítimas deste tipo de fraude”.

“Nós vamos tomar todas as posições, como reconfirmar mais do que uma vez o IBAN com as entidades que o mandam, porque nunca me passou pela cabeça que isto pudesse ser possível, mas vê-se que pode acontecer com facilidade”, confessou.

Fernando Ruas contou ainda que o ‘email’ indevido “vinha da Galp, ou em nome da Galp, e lá estava proposto que o novo pagamento fosse feito para este novo IBAN”.

“Agora, já sabemos que a proveniência deste novo IBAN, o nome ou de quem enviou, é estrangeiro”, adiantou Fernando Ruas, que disse desconhecer a forma como se desencadeou a fraude.

O presidente afirmou ainda, “e segundo o departamento informático da autarquia, que a Câmara Municipal de Viseu não foi alvo de nenhum ataque informático, pelo menos que se saiba”.

“O que tínhamos de fazer, a Câmara fez, agora estamos à espera. Eu estou com alguma esperança de reaver, não sei se todo, mas algum dinheiro. O que ainda não foi movimentado, o banco cancelou”, disse.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Forum_Atos_dez2024
Comunidade artística partilha ideias em fórum dedicado à cultura
2
teste_coronavirus_site
Prémio de Boas Práticas em Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro 2024
3
closeup-de-economista-usando-calculadora-ao-passar-por-contas-e-impostos-no-escritorio_637285-3156
Farmacêutica pede ao Estado celeridade a pagar e "travão" nos preços dos genéricos
4
Câmara de São João da Pesqueira com orçamento superior a 20 ME para 2025

Artigos relacionados

hospital-de-viseu-permite-presenca-de-acompanhante-no-parto-depois-de-testado
vouzela
incendios_florestais
Tondela (2) (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
hospital-de-viseu-permite-presenca-de-acompanhante-no-parto-depois-de-testado
VISEU: Hospital realiza pela primeira vez nova técnica de suporte ventricular
vouzela
Câmara de Vouzela aprova orçamento de 30,3 ME para 2025
incendios_florestais
Incêndio em habitação em Viseu deixa família de cinco pessoas deslocada
Tondela (2) (1)
Câmara de Tondela aprova orçamento de 37,5 ME para 2025