Câmara de Lamego com saldo de gerência de mais de 2,3 milhões de euros em 2022

A execução orçamental da Câmara de Lamego atingiu, no ano passado, 31,6 milhões de euros na receita e 29,2 milhões na despesa, apresentando um saldo de gerência de 2.337.696 euros, informou hoje a autarquia.

O relatório e as contas de gerência referentes a 2022 foram aprovados na Assembleia Municipal realizada na quarta-feira.

Para o presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, “o relatório de atividades e as contas revelam o trabalho profícuo e o esforço dos serviços municipais em responder às expectativas” dos munícipes.

“É de salientar a integração de novos equipamentos e serviços na área da educação, decorrentes da transferência de competências do Estado e da qual se faz um balanço globalmente positivo, e a elaboração de diversos projetos a candidatar ao PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e ao Portugal 2030 e vários concursos de empreitada”, como a residência de estudantes do ensino superior, frisou.

Francisco Lopes sublinhou também “o esforço de recuperação e requalificação levado a cabo em vários edifícios e equipamentos municipais que careciam de intervenções urgentes e a conclusão dos concursos de regularização do pessoal dos centros escolares e a natural integração dos funcionários provenientes do Ministério da Educação”.

Para o desempenho do município, contribuiu a subida do ativo em cerca de 5,6 milhões de euros (para 127 milhões) e a redução do passivo para 35,6 milhões.

De acordo com o relatório e as contas de gerência de 2022, “o património líquido aumentou cerca de 6,4 milhões de euros, para 91,6 milhões de euros, os rendimentos operacionais subiram 4,25 milhões de euros e a dívida a médio e longo prazo desceu cerca de 5%, para 22.725.493,61 euros”.

A margem de endividamento do município é de 7,4 milhões de euros, dos quais pode utilizar 20% (1,5 milhões de euros).

“Seguindo os critérios mais exigentes de equilíbrio e rigor na gestão das contas municipais, continuamos empenhados em lançar novos projetos e melhorar a qualidade do serviço público que prestamos aos lamecenses”, garantiu Francisco Lopes.

No âmbito do processo de transferência de diversas competências do Governo para os municípios, a Assembleia Municipal de Lamego aprovou ainda, por maioria, a transferência de competências na área da saúde.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
3
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional
4
pexels-blooddrainer-566496
Mata do Fontelo, em Viseu, vai ser classificada monumento nacional 

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu