Arqueólogos internacionais trabalham em estátua-menir em Moimenta da Beira

Uma estátua-menir datada do milénio III antes de Cristo será alvo de escavações feitas por arqueólogos das Universidades de Coimbra e de Freuburg, Alemanha, anunciou hoje o Município de Moimenta da Beira.

“Uma equipa de arqueólogos das Universidades de Freiburg (Alemanha) e de Coimbra irá realizar escavações arqueológicas numa estátua-menir datada dos finais do III milénio antes de Cristo”, anunciou o Município de Moimenta da Beira.

A estátua-menir em causa é de “há cerca de 4.000 anos, do alvor da Idade do Bronze”, e situa-se no rebordo oriental da Serra de Leomil, na União de Freguesias de Peravelha, Aldeia de Nacomba e Ariz, Moimenta da Beira.

Segundo uma nota de imprensa, que cita investigadores, “terão sido artesãos que, recorrendo a instrumentos de pedra, madeira e osso, terão esculpido este monumento, dando-lhe forma humana, representando através de gravações as suas vestes e insígnias”.

Com estes trabalhos que agora vão acontecer, os arqueólogos pretendem “conhecer um pouco melhor a sua história e do lugar escolhido para a sua implantação, procurando, por exemplo, verificar se existem mais motivos representados”.

Assim como querem saber “que conhecimentos e técnicas de engenharia terão os seus artífices utilizado para a gravar e erguer”, e também se existem ainda vestígios de outras estruturas em seu redor.

“Além da importante componente científica, estudantes de arqueologia de ambas as universidades terão a oportunidade de trocar experiências de trabalho e enriquecer a sua formação académica”, informou o município liderado por Paulo Figueiredo.

Segundo a nota, a estátua-menir tem 1,36m de altura, acima do terreno, está localizada a 955 metros de altitude e os trabalhos de escavação decorrem de dia 04 a dia 15 e “são abertos à comunidade geral para que possa testemunhar o património existente” no município de Moimenta da Beira, distrito de Viseu.

As intervenções arqueológicas integram um projeto de investigação internacional financiado pela DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft) e apoiado pelo Município de Moimenta da Beira.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
image-2
Stand do jornal Notícias de Viseu na 26 edição de Xantar, feita internacional de turismo e gastronomia, em Ourense
2
‘NATAL DE ESTRELAS’ CHEGA AO FORUM VISEU
3
image-3
CONFRARIAS GASTRONÓMICAS, ENOFILAS
4
XANTAR – QUATRO DIAS MOSTRA REA,

Artigos relacionados

Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
unnamed
Camino Iniciatico Brasil 02
Press_056_Foto
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image-2
Stand do jornal Notícias de Viseu na 26 edição de Xantar, feita internacional de turismo e gastronomia, em Ourense
‘NATAL DE ESTRELAS’ CHEGA AO FORUM VISEU
image-3
CONFRARIAS GASTRONÓMICAS, ENOFILAS
XANTAR – QUATRO DIAS MOSTRA REA,