A Câmara de Lamego reabilitou o antigo matadouro municipal para aí criar um polo de criatividade e cultura na cidade, que será dinamizado pelo Rancho Regional de Fafel.
O município e a Associação Recreativa de Fafel celebraram um contrato de comodato que permitirá a esta associação desenvolver as suas atividades neste local durante os próximos cinco anos.
“O Rancho de Fafel, uma associação de grandes pergaminhos, dispõe agora de instalações condignas para a realização do seu programa de iniciativas e para expor o que foi acumulando, nos últimos anos, no plano material e no plano imaterial, devolvendo deste modo à comunidade o que foi investido”, frisou o presidente da autarquia, Francisco Lopes.
Com características arquitetónicas da primeira metade do século XX, o edifício encontrava-se num “estado de total abandono e ruína, servindo nas últimas décadas para depósito de diversos materiais e de veículos abandonados recolhidos na via pública”, recordou aquela autarquia do distrito de Viseu.
A obra de reabilitação, no valor de 824 mil euros (mais IVA), foi concretizada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).