Aniversário da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais

O aniversário da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) foi, ontem, celebrado no Museu dos Coches, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. O evento serviu para apresentar publicamente a recém-restaurada carruagem celular que, no princípio do século passado, trouxe dignidade ao transporte dos reclusos.

Começando por citar o historiador Jacques Le Goff, que afirmava que «a memória procura salvar o passado para servir o presente e o futuro», a Ministra da Justiça lembrou que o veículo penitenciário agora recuperado representa a inovação que foi, nessa altura, o transporte de reclusos em carruagem fechada, abandonando-se a prática desumana e degradante de exposição pública dos condenados, os quais, até então, eram conduzidos pelas ruas, a pé ou em carroças abertas.

Aquela carruagem, que era comummente apelidada de «ramona», simboliza a importância da garantia dos direitos humanos no Sistema Prisional, que depende, em muito, da inovação constante em matéria de instalações e equipamentos.

No dia da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, foi evocado o passado, e projetado o futuro: um futuro de menos grades e mais, e melhor, reinserção social; de um maior equilíbrio entre, por um lado, os meios afetos à segurança e, por outro, a formação para o trabalho, as qualificações e a autonomia individual.

No século XIX, Portugal, que foi o primeiro país do mundo a abolir a pena de morte, inovava com o transporte mais humano de reclusos. No século XXI, o país investe na Vigilância Eletrónica, permitindo que, em benefício da sua reinserção social plena, os reclusos trabalhem, beneficiem de atividades de formação profissional e mantenham os laços familiares.

Na segunda década deste século, a firme ação do Ministério da Justiça permitiu eliminar a sobrelotação das prisões, situação que se viveu até 2015, e melhorar substancialmente os cuidados de saúde prestados no Sistema Prisional, designadamente em matéria de doenças infetocontagiosas. Foi, precisamente, esta mudança de paradigma que constituiu a base do combate à COVID19, combate esse que tão elogiado foi no Relatório Especial SPACE I, do Conselho da Europa. http://wp.unil.ch/space/files/2020/06/Prisons-and-the-COVID-9_200617_FINAL.pdf

No final da cerimónia, a Ministra da Justiça agradeceu a dirigentes e funcionários da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais «a devoção, o sentido de servir e a lealdade com que cumprem uma tão nobre, quanto complexa, missão, sobretudo na turbulência dos tempos que atravessamos».

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME