PSD de Santa Comba Dão preocupado com desistência de investimento de 1,2 ME de empresário árabe

O PSD de Santa Comba Dão está preocupado com a possibilidade de um empresário árabe deixar de investir 1,2 milhões de euros no concelho, na área do turismo, por alegadamente ter sido vítima de burla.

Em comunicado, a comissão política de secção do PSD, presidida por António José Correia, referiu que o projeto foi apresentado em reunião da câmara e “prometia ser um investimento importante para o desenvolvimento e projeção turística do concelho de Santa Comba Dão”.

“Nos últimos meses, já se ouvia algum ruído relacionado com o descrito nas notícias”, lamentou aquela estrutura partidária.

Um empresário árabe que planeava investir 1,2 milhões de euros no turismo em Santa Comba Dão revelou à agência Lusa que pondera abandonar o projeto após ser alegadamente burlado por um cidadão, também acusado de fraude com donativos para a Ucrânia.

O empresário Fares Nasser adquiriu a Quinta Nova do Soutal, com o objetivo de a transformar numa unidade turística.

Segundo o PSD de Santa Comba Dão, atendendo ao que já se ouvia nos últimos meses, “e dando tempo para que todos os envolvidos pudessem encontrar soluções”, António José Correia, que é também vereador da oposição, levou o assunto à reunião de câmara de 21 de julho, questionando sobre o ponto de situação deste investimento.

“Respondendo à questão, o senhor presidente do município (PS) disse que não sabia de nada, o que já não deixa de ser habitual”, lamentou.

No seu entender, “apesar das questões do foro jurídico que possam estar associadas à relação entre investidor e colaboradores, num investimento desta monta e de interesse para o concelho, cabe sempre ao município tentar promover todas as condições” para que ele se concretize, “independentemente dos percalços que possam surgir”.

“Perante a resposta do senhor presidente resta, apenas, concluir que o acompanhamento do investimento por parte da autarquia foi nulo e que o empresário se sentiu abandonado e sem qualquer apoio ou orientação. E isto, a ser verdade, não é admissível”, considerou.

O PSD de Santa Comba Dão disse entender que “os investidores devem ser acompanhados em permanência e o município e seu presidente devem ter um papel de parceria efetiva e facilitadora com vista à concretização dos mesmos”.

A compra deu-se em 2019, depois de outros investimentos, nomeadamente em Góis, distrito de Coimbra.

No ano passado, para o projeto avançar, o empresário procurou um caseiro, uma pessoa que cuidasse da quinta e realizasse alguns trabalhos, não apenas no imóvel, como também no jardim, e acabou por aceitar a oferta de Rui de Sousa, com quem nunca chegou a fazer um contrato.

Este indivíduo pediu-lhe mais tarde para morar num dos imóveis da quinta, com a mulher e um filho, o que o empresário, residente em Omã, aceitou.

Trata-se de um casal que está a ser investigado pelas autoridades portuguesas após acusações de pessoas que o acusa de burla com donativos para ajudar pessoas e animais na Ucrânia.

Fares Nasser afirma que avançou várias quantias de dinheiro, esperando em troca a realização de trabalhos e a respetiva aquisição de materiais, mas foi sabendo por várias pessoas da região que afinal o trabalho não estava a ser feito, nem o material, para o qual pedia dinheiro, estava a ser adquirido.

O empresário pondera vender a quinta pelo valor que comprou e ir investir os 1,2 milhões de euros em outra região.

A Lusa tentou, sem sucesso, ouvir Rui de Sousa, bem como o presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME