Iniciativa Liberal acusa primeiro-ministro de “subir impostos às escondidas”

 O presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, acusou hoje o primeiro-ministro de subir impostos às escondidas “ao negociar com o PCP” o englobamento dos rendimentos e depois prometer desdobrar os escalões do IRS.

“Dia após dia vemos atentados à liberdade económica. Há 15 dias o primeiro-ministro dizia que ia baixar os impostos ao desdobrar dois dos escalões e ontem soubemos que está a negociar com o Partido Comunista o englobamento de rendimentos”, apontou João Cotrim Figueiredo.

Neste sentido, o líder da Iniciativa Liberal acrescentou, numa iniciativa de campanha autárquica em Viseu, que o primeiro-ministro “desce com uma mão com grande fanfarra e às escondidas sobe os impostos” dos portugueses.

“Onde ficamos? Vale tudo para fazer aprovar orçamento? Vale tudo em campanha? Mesmo que isso dificulte os portugueses? Mesmo que isso dificulte o mercado de arrendamento? Não, com a IL, com cada vez mais influência, nenhum desses abusos continuará”, afirmou.

Num comunicado da IL, o partido explica que a intenção de tornar obrigatório o englobamento atualmente é opcional para os contribuintes, considerando que tal medida “revela uma profunda hipocrisia do PS e dos partidos à esquerda que lhe dão suporte”.

O documento refere que “uma tributação agravada dos rendimentos prediais levará alguns proprietários a aumentar o valor pedido pelas rendas e muitos outros a perder interesse em investir para arrendar”.

“A consequência óbvia será a rarefação da oferta e dificuldades agravadas para todos os que procuram casa para arrendar. É exatamente isto que o PS e os seus parceiros estão a preparar enquanto os seus candidatos autárquicos prometem, durante a campanha eleitoral, soluções mirabolantes e impossíveis de concretizar”, acusa a IL.

Em Viseu, João Cotrim Figueiredo disse ainda que esta campanha eleitoral, para as eleições autárquicas de domingo, “demonstrou a absoluta necessidade de haver no espetro político português um partido como a Iniciativa Liberal”.

Isto, porque, justificou, “quando se fala em liberdade política, implica, por exemplo, não ter uma campanha autárquica, pejada de confusão entre um partido que acha que manda e o Estado”.

“A ter ministros a falar em nome do PS como se fosse exatamente a mesma coisa. Ter automóveis do Estado e meios do Estado ao serviço da campanha do PS, como no passado tivemos alterações nas regras das CCDR [Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional] para perpetuar o poder do PS”, acusou.

O também único deputado do partido no parlamento, acrescentou que “o PS, com a ajuda do PSD, tentou dificultar as candidaturas independentes nas autárquicas” o que, no seu entender, “nada disto é normal e é a IL que tem combatido impiedosamente estes abusos”.

“Também não é normal que, em muitos concelhos, nós e admito que outros partidos, tenham tido dificuldade em completar as suas listas, porque as pessoas têm medo de dar a cara. Não é normal, isto não é um país saudavelmente democrático”, acusou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
2
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
3
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
4
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME