BE quer que planos para modernização ferroviária na linha do Douro saiam da gaveta

A deputada do Bloco de Esquerda (BE), Isabel Pires, exigiu ontem, numa viagem de comboio entre a Régua e o Pocinho, que os planos para a modernização da linha do Douro saiam “da gaveta de uma vez por todas”.

“Os planos para esta linha já existem há muito tempo e é bom que saiam da gaveta de uma vez por todas, para que se possa finalizar a eletrificação da linha, se possa renovar a frota e ter horários condizentes com o turismo e com a população, que precisa de utilizar este comboio”, defendeu.

A coordenadora do grupo parlamentar do BE da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, Isabel Pires, juntamente com uma delegação conjunta das Comissões Coordenadoras Distritais de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu do partido, percorreram hoje, de ida e volta, a ligação entre a estação do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, e o Pocinho, no distrito da Guarda.

Isabel Pires lembrou que esta reivindicação é um “projeto bastante antigo do BE” sobre o plano nacional ferroviário, realçando que “deve existir uma rede nacional que ligue todo o país”.

“Temos problemas óbvios e o interior é exemplificativo disso, pois grande parte das capitais de distrito não têm qualquer ligação ferroviária”, aponta.

Durante a viagem, a deputada do BE identificou “vários problemas” como “carruagens muito antigas, uma linha a precisar de requalificação e que já deveria ter sido eletrificada e ainda não foi”.

“Temos uma aposta no turismo nesta linha específica que tem deixado as populações que necessitam de fazer esta viagem com muitas poucas condições para o fazer. No inverno existem problemas de carruagens extremamente frias e no verão extremamente quentes”, sublinhou, referindo-se ainda à “falta de condições para os próprios trabalhadores”.

Isabel Pires acrescentou também que com o regresso do trabalho parlamentar será objetivo do BE “voltar a alertar para estas situações” e ainda “propor medidas concretas, nomeadamente para o interior e para esta linha especifica”.

A ligação ferroviária entre Portugal e Espanha é ainda outra das “preocupações” considerada “absolutamente essencial para o interior” do ponto de vista económico.

Para o dirigente da Comissão Coordenadora do BE de Vila Real, Carlos Gomes, também presente na iniciativa, a “reabertura da Linha do Douro até Barca de Alva [no distrito da Guarda] que permitirá fazer a ligação a Salamanca [Espanha] é urgente”.

“Permitirá aumentar a acessibilidade. Por exemplo, Vila Real é uma capital de distrito que já teve três meios de acesso e agora apenas tem o rodoviário, após ter perdido o ferroviário e avião”, destacou.

Carlos Gomes frisou que “há estudos que apontam ser a ligação mais económica ao país vizinho”.

O dirigente do BE de Vila Real citou uma frase presente na estação de comboios do Peso da Régua, ‘o caminho de ferro foi uma revolução, todas fossem assim…’ defendendo que o partido pretende “uma nova revolução no caminho de ferro”.

A linha do Douro liga atualmente Ermesinde, no distrito do Porto, ao Pocinho, numa extensão de cerca de 160 quilómetros que segue principalmente o rio Douro.

A antiga linha que fazia a ligação entre as estações do Pocinho e Barca d’ Alva, e consequentemente a Espanha, insere-se num traçado de cerca de 30 quilómetros por entre túneis e pontes que está ao “abandono”.

O troço de linha que liga a Estação do Pocinho a Barca de Alva foi construído em 1887, foi uma das grandes obras de engenharia ferroviária da Península Ibérica e funcionou quase um século, tendo encerrado em 1985.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME