Indústria automóvel em Portugal quer retomar produção até inícios de maio

Os principais fabricantes automóveis em Portugal pretendem retomar gradualmente a produção entre abril e inícios de maio, após várias semanas com as fábricas paradas devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.

A Renault Cacia foi a primeira a avançar, tendo já retomado parcialmente esta semana a produção – que estava suspensa desde 18 de março – com a chamada ao serviço de um quarto dos trabalhadores.

O diretor de comunicação da empresa, Ricardo Oliveira, disse à agência Lusa que a fábrica de Cacia tem, atualmente, a trabalhar 300 dos seus 1.165 colaboradores e perspetiva que esse número continue a aumentar progressivamente em maio, “em função do que for o arranque das outras fábricas do grupo”.

Inaugurada em 1981, a Renault Cacia produz, atualmente, caixas de velocidades e componentes para motores, como bombas de óleo, árvores de equilibragem e outros componentes em ferro fundido e alumínio.

Já a alemã Volkswagen, que na quarta-feira anunciou as datas de retoma das suas várias fábricas no mundo, quer reiniciar na última semana de abril a produção na Autoeuropa, em Palmela, distrito de Setúbal, que é a maior do setor em Portugal, com mais de 5.000 trabalhadores.

A atividade da fábrica de Palmela está oficialmente suspensa desde 17 de março, mas a empresa já estava parada desde o dia anterior, pois muitos trabalhadores faltaram para ficar com os filhos devido ao encerramento das escolas.

No passado dia 08, fonte da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa tinha anunciado que a administração iria promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril e recorrer ao `lay-off´ para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data, mas garantindo a totalidade das remunerações.

Segundo a Volkswagen, a produção das suas diversas fábricas será retomada em linha com a disponibilidade de peças, requisitos dos governos e o desenvolvimento dos mercados de vendas, entre outras questões, e terá sempre como “a prioridade principal” o cumprimento “de medidas de proteção de saúde dos trabalhadores”.

Na quinta-feira, também a PSA anunciou que o seu Centro de Produção de Mangualde está “pronto para retomar a atividade”, assegurando que a implementação de um protocolo de medidas sanitárias reforçadas permitirá “retomar a atividade de forma gradual e segura”, contribuindo “para assegurar a continuidade” daquela unidade.

O grupo francês referiu, contudo, que “o calendário para retomar a atividade, que se fará no contexto do diálogo social com a representação dos trabalhadores, ainda não está definido e terá em conta a capacidade de funcionamento permitida pelas autoridades para as empresas exercerem a atividade industrial e comercial”.

O protocolo engloba mais de 100 medidas que abrangem todas as atividades do grupo ao nível industrial, administrativo e de investigação e desenvolvimento e, segundo o Groupe PSA, “coloca a unidade de Mangualde num nível muito elevado de proteção dos colaboradores no seu local de trabalho, em conformidade com as normas estabelecidas”.

A unidade de Mangualde tem a atividade suspensa desde 18 de março.

Já fonte oficial da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE) no Tramagal, em Abrantes, disse à Lusa que pretende “retomar a normal produção no dia 04 de maio”, estando até lá “a trabalhar nas medidas de segurança a implementar para assegurar a proteção da saúde de todos os trabalhadores”.

Com a produção suspensa desde o passado dia 23 de março, a fábrica da MFTE no Tramagal é o centro de produção da Fuso na Europa e emprega cerca de 400 trabalhadores diretos, integrando a Daimler Truck, a maior construtora mundial de veículos pesados.

Os cerca de 400 trabalhadores da fábrica de camiões estão em ‘lay-off’ desde 01 de abril.

Ainda sem previsão de retoma da produção está a fábrica da Toyota Caetano em Ovar, cuja linha de montagem, dedicada à produção do Toyota Land Cruiser série 70, está parada desde meados de março.

Fonte oficial do grupo Salvador Caetano disse à Lusa que a empresa aguarda ainda indicações da Toyota Europa, que anunciou já a retoma gradual da operação das fábricas do grupo em França e na Polónia, mas não avançou ainda nenhuma decisão quanto a Portugal, pois estava sujeita ao levantamento da cerca sanitária ao concelho de Ovar.

Já agendada – para 05 de maio ou até mais cedo, “caso haja possibilidade” – está a retoma da produção da fábrica de carroçarias e autocarros do grupo Salvador Caetano em Vila Nova de Gaia.

Segundo fonte do grupo, o reinício da atividade da CaetanoBus “está muito dependente da disponibilidade das matérias-primas vindas dos fornecedores, muitos dos quais estão em Itália”, mas também do reativar da oficina da empresa em Ovar (cujas instalações são contíguas às da Toyota Caetano), já que é lá que são produzidos os chassis para os autocarros fabricados em Gaia.

A fábrica de Gaia está praticamente parada desde inícios de abril, mas ao longo deste tempo manteve uma centena de funcionários “a trabalhar, de modo a garantir a entrega de algumas encomendas e a preparação de alguns veículos que estão a apoiar o combate à covid-19”.

No que diz respeito ao ritmo planeado para retoma da produção diária, o grupo Salvador Caetano diz que “há vários cenários que estão a ser estudados” e ressalva que as previsões podem “variar de um dia para o outro”: “Basta que surja uma pessoa infetada numa linha e vai ter logo um impacto direto na produção diária”, nota.

 

 

Foto : Observador

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME