PCP recomenda fim das portagens nas autoestradas 24 e 25

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou na Assembleia da República dois projetos de resolução que recomendam a abolição das portagens nas autoestradas que ligam Aveiro a Vilar Formoso, A25, e Viseu a Chaves, A24, anunciou hoje o partido.

“A introdução de portagens nas chamadas SCUT, além de não resolver nenhum problema de ordem financeira, constituiu uma tremenda injustiça para as populações afetadas”, considera o partido, através de um comunicado de imprensa.

Na mesma nota, o partido indica que a introdução de portagens “teve graves consequências para as populações, que viram o seu poder de compra diminuído, assim como para o tecido económico, já fortemente penalizado pelos custos da interioridade, e que viu a sua atratividade e competitividade reduzidas”.

O grupo parlamentar comunista lembra, nos dois projetos de resolução, que “a não aplicação de portagens nas chamadas SCUT foi sempre justificada com a necessidade de compensar as regiões do interior do país com medidas de discriminação positiva, tendo em conta as manifestas assimetrias regionais existentes”.

“Porém, o princípio do ‘utilizador-pagador’ é hoje aplicado praticamente em todo o país, de forma cega, incluindo nas concessões consideradas SCUT e sem que existam alternativas viáveis para estas populações”, acrescenta.

Neste sentido, o comunicado de imprensa explica que na A24, “com pouco mais de 150 quilómetros de extensão, demora a percorrer toda a sua extensão cerca de 01:45”, enquanto “o mesmo trajeto pela EN 2 tem a distância de 170 quilómetros e uma duração de cerca de 03:30”.

Já a A25, “com cerca de 200 quilómetros de extensão, não tem uma real alternativa na rede rodoviária nacional, o que faz com que a introdução de portagens nesta via represente uma dupla discriminação das regiões do interior”.

“Além da ausência de alternativas, sofrem também as consequências da interioridade inerentes a uma política de planeamento do território e de ocupação territorial que privilegia a macrocefalização urbana e provoca o crescente abandono das regiões periféricas e distantes do litoral”, explica.

No entender do partido, “a construção de alguns troços da A25 em cima do IP5 e a cobrança de portagens levou o trânsito para as estradas nacionais, algumas das quais sem condições para assegurar com segurança os novos fluxos”.

Ainda sobre esta autoestrada, que atravessa o país a partir de Aveiro até Vilar Formoso, com acesso a Espanha, o grupo parlamentar apresenta dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para mostrar o baixo poder de compra destas zonas do país.

“Segundo dados do INE, a autoestrada A25 serve regiões que, no que respeita ao poder de compra, ficam muito aquém da média nacional. No concelho de Vouzela (Viseu) o poder de compra per capita é de apenas 62 % da média nacional, em Penalva do Castelo (Viseu) – 39%, em Almeida (Guarda) – 45 %, na Guarda – 41%)”, indica.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
São João da Pesqueira
São João da Pesqueira com melhor grau de execução da receita desde 2010
2
pexels-sachinmamtora-15099463
Ex-mineiros da Urgeiriça exigem “conclusão célere” de descontaminação de habitações
3
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
4
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
São João da Pesqueira
São João da Pesqueira com melhor grau de execução da receita desde 2010
pexels-sachinmamtora-15099463
Ex-mineiros da Urgeiriça exigem “conclusão célere” de descontaminação de habitações
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023