Vila Nova de Paiva requalifica edifício afeto à GNR com cerca de 600 mil euros

O presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva disse hoje que o edifício municipal afeto à GNR será requalificado, com obras de cerca de 600 mil euros, onde os militares deverão regressar daqui a dois anos.

“O edifício onde a GNR sempre esteve instalada está muito degradado e a precisar de muitas obras e o meu antecessor já tinha retirado os militares para um espaço provisório, tendo em conta a falta de condições do quartel”, afirmou Paulo Marques.

À agência Lusa o autarca de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu, esclareceu ainda que o edifício em causa é propriedade do município e o projeto de requalificação “já está a ser trabalhado há algum tempo”.

“O projeto esteve com algumas dificuldades para aprovação da arquitetura, entre o Ministério [da Administração Interna] e os nossos serviços, mas conseguimos fechar essa questão, no ano passado, e atualizámos os valores da requalificação”, contou.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), esta quarta-feira, foram publicadas, em Diário da República, portarias que autorizaram a secretaria-geral do MAI a assumir os encargos orçamentais relativos à construção e reabilitação de várias infraestruturas da PSP e GNR.

Assim, especificou o comunicado, estas portarias, entre outras, permitirão a reabilitação de dois postos territoriais da GNR, um em Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro) e outro em Vila Nova de Paiva (Viseu).

“Para a concretização destes investimentos, num valor global superior a 8,5 milhões de euros, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna assinará, muito em breve, contratos interadministrativos com os municípios para a promoção das empreitadas”, referiu o documento.

Neste sentido, Paulo Marques afirmou que espera a assinatura do contrato com o MAI para avançar para o concurso e, depois, seguir para a obra, mas disse esperar que “em dois anos os militares possam regressar ao quartel onde sempre estiveram”.

Segundo o autarca, “é uma empreitada de 590.518 euros, mais IVA, que vai requalificar quase na totalidade o edifício” de onde os militares da GNR “saíram há mais de dois anos, já por falta de condições e, com o tempo, tem-se deteriorado”.

“Por natureza é um edifício para a GNR. Está num espaço nevrálgico, no centro da vila, junto aos cafés, perto das escolas, muito mais visível, sem estar tão escondido e criará mais respeito pela autoridade e pelo cumprimento das regras”, defendeu Paulo Marques.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
Académico_de_Viseu
Jorge Simão já não é treinador do Académico de Viseu
4
viseugastronomia
Histórias, degustações e música animam Mercado 02 de Maio em Viseu

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Acidente carro
CINFAES
santa comba dão
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia