Trabalhadores dos hospitais cumprem hoje primeiro de dois dias de greve

Os trabalhadores do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH) cumprem hoje o primeiro de dois dias de greve, para exigir aumentos salariais, redução de horário de trabalho e pagamento de subsídio de risco, entre outras reivindicações.

De acordo com a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT), da CGTP, que convoca a greve de dois dias, a administração do SUCH “recusa-se a negociar aumentos salariais e demais propostas sindicais”, sendo que a “esmagadora maioria” dos trabalhadores recebe o salário mínimo.

“O SUCH recusa também a compensação complementar decidida na Assembleia da República para os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo que os trabalhadores do SUCH foram equiparados aos funcionários públicos, designadamente os que trabalham nas cantinas, lavandarias, resíduos e manutenção hospitalar”, acusa o sindicato, em comunicado.

A FESAHT fala também de condições de trabalho “horríveis e violentas”, devido por exemplo a falta de pessoal ou condições obsoletas dos equipamentos, e acusa a administração do SUCH de não ouvir os trabalhadores.

Os trabalhadores exigem aumentos salariais de 90 euros, redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, pagamento do subsídio de risco de 7%, pagamento do trabalho ao fim de semana, atualização do subsídio de refeição e realização de testes de despistagem de covi-19, entre outras reivindicações.

Hoje, especifica o sindicato, os trabalhadores do SUCH da região norte fazem uma concentração de protesto à porta do Hospital de São João, seguida de conferência de imprensa. Idêntica ação está prevista para a região centro, à porta do Hospital São Teotónio, em Viseu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel
2
Instituto Piaget de Viseu_1
Estrada de acesso ao Piaget de Viseu deverá reabrir até início de junho
3
ELH 1
Tondela candidata projetos para habitações no valor de mais de 4,9 ME
4
polícia psp
Prisão preventiva para presumível assaltante de Carregal do Sal

Artigos relacionados

Viseu Feira São Mateus
Corpo Título © Marlene Ramos
museu grão vasco
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
pexels-gustavo-fring-4895427
Ilumine o caminho! Escolher entre faróis de LED e de Xénon para o seu automóvel
Viseu Feira São Mateus
Câmara de Viseu quer criar Rota do Cardeal
Instituto Piaget de Viseu_1
Estrada de acesso ao Piaget de Viseu deverá reabrir até início de junho
ELH 1
Tondela candidata projetos para habitações no valor de mais de 4,9 ME