Região de Viseu e Dão Lafões repõe 90% da rede de transporte público

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões anunciou hoje que foi reposta mais de 90% da rede de transporte público e apela ao Governo que esteja atento às dificuldades dos municípios.

“A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões dá nota que, dia 17 de setembro (quinta-feira), foi reposta mais de 90% da rede de transporte público, por comparação com o período homólogo de 2019”, indicou a CIM através de um comunicado de imprensa.

Na nota, pode ler-se que a “Comunidade Intermunicipal e os seus municípios tiveram como objetivo, com a reativação da rede de transporte público, responder às necessidades das populações, tendo para o efeito aprovado uma rede que dá resposta aos diferentes horários escolares, sem prejudicar a população em geral”.

Citado no comunicado, o presidente da CIM, Rogério Mota Abrantes, adianta que foram cumpridas “as determinações da DGS [Direção-Geral da Saúde] quanto às lotações das viaturas, tendo, inclusive, promovido a realização de desdobramentos em diversos serviços e horários.

Segundo a nota informativa, “em determinados circuitos, foram adicionadas mais circulações à oferta existente, o que se traduziu, em termos globais, em cerca de mais 20 circulações”, uma vez que, a CIM Viseu Dão Lafões, enquanto autoridade de transportes, “tem como objetivo garantir a mobilidade à população”.

“À população em geral e à população estudantil em particular, uma vez que, por força do surto pandémico de covid-19, algumas populações tinham ficado limitadas no acesso aos transportes públicos”, justifica.

Rogério Mota Abrantes refere também que “regista o esforço financeiro que a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios estão a fazer para que a reposição dos níveis de serviço sejam os descritos”.

Neste sentido, acrescenta que “é fulcral que o Governo esteja atento às dificuldades e implemente medidas de apoio financeiro a estes territórios, sob pena de colocar em causa a coesão territorial”.

“Caso não o faça, como foi o caso da verba inscrita no orçamento retificativo, em que mais de 95% da mesma foi entregue às Áreas Metropolitanas, amplificará também as assimetrias regionais”, aponta.

A CIM Viseu Dão Lafões relembra que “para a utilização do transporte público é obrigatória a utilização de máscaras durante a viagem, de modo a minimizar os riscos de transmissão do vírus covid-19”.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 946.727 mortos e mais de 30,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.894 pessoas dos 67.176 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia