PR diz que poder local com transferência de competências precisa de mais recursos

O Presidente da República defendeu hoje que não há democracia em Portugal sem um poder local forte e, atualmente, com o “passo importante” da descentralização, não se pode dar só atribuições e competências, também se “exige recursos”.

“É um passo muito importante, porque é um passo que ao ser dado tem dificuldades, exige recursos. Exige recursos, não apenas atribuições e competências, mas recursos. Mas é um passo que testa a solidariedade e prepara o futuro”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Neste sentido, o Presidente da República evocou a solidariedade dos “imensos autarcas, não só do Planalto Beirão, mas de toda a região”, em Tondela, distrito de Viseu, aquando a inauguração da reabilitação da Central de Triagem que tinha ardido nos incêndios de 15 de outubro de 2017.

“É assim que se cria o espírito regional. A descentralização vai-se aprofundando na vivência das populações e na vivência dos autarcas. Não é uma questão de lei, ou de direito, de regras ou de normas, é uma questão de vivência. E o heroísmo dos autarcas, testado aqui também, está a abrir caminho ao aprofundamento dessa descentralização”, considerou.

O Presidente da República na sua intervenção dedicou boa parte à questão da descentralização, a par da pandemia de covid-19, e assumiu que “não há democracia em Portugal sem um poder local forte”.

“Foi essa uma das grandes diferenças nucleares entre o liberalismo da primeira república e a democracia contemporânea, entre aquilo que sonhava como constituinte em 1975/76 e aquilo que se veio a concretizar”, lembrou.

No entender do Chefe de Estado, “sem esse poder local, sem aquilo que soube conjugar no tecido económico e social, as crises tinham sido muito mais profundas e esse poder local está a dar um passo muito importante hoje, que é o passo da descentralização”.

“Não pode ser um acordo entre estados maiores, sejam de partidos, sejam de parceiros económicos e sociais, tem de ser vivido pelas populações se não, não será, se não na hora da decisão, não será. Daí a importância deste processo”, defendeu.

Importância que destacou também “entre o poder local de um lado e o poder central que é tão importante e tem-se visto na pandemia” que, no entender de Marcelo Rebelo de Sousa, “mostrou novamente como os autarcas foram heróis”.

Neste sentido, o Presidente assumiu que no início da pandemia falou, “um a um com os 308 autarcas” e todos eles contaram como tiveram de “se inventar para fazer testes, máscaras e proteção individual que não existia” e, “apesar de os problemas parecerem os mesmos, não havia dois municípios com o mesmo problema, eram sempre diferentes”.

“Aí se viu e se vê como no futuro, qualquer sistema de descentralização aprofundada exige que haja uma ponte de diálogo com o poder central. Foi uma das conclusões que retirei da pandemia e a imaginação saberá encontrar a fórmula de isso não travar a autonomia autárquica, mas ao mesmo tempo apoiá-la com um compromisso crescente do poder central, mesmo quando desconcentrado”, disse.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia