PCP lamenta que ecopontos florestais de Viseu estejam "às moscas"

O PCP lamentou hoje que os ecopontos florestais criados no concelho de Viseu para receberem resíduos resultantes da limpeza de matos e florestas estejam “às moscas” e se tenham transformado em “ilegais lixeiras a céu aberto”.

“O que prometia ser uma medida inovadora e ecologicamente avançada transformou-se num grave atentado ambiental”, refere o PCP em comunicado, mostrando fotografias de móveis partidos, eletrodomésticos, chapas de alumínio, telhas e sacos plásticos, entre outros objetos que foram depositados naqueles locais.

Segundo o PCP, “tirando o material vegetal resultante da limpeza do espaço onde foram implantados os ecopontos, suspeita-se que pouco ou nenhum outro material receberam”.

O partido considera que a não adesão ao projeto está relacionada com o facto de os agricultores e os produtores florestais não terem “recursos para transportarem até lá os restos das podas e limpezas de terrenos e florestas, mesmo que o presidente da câmara os queira obrigar”.

Contactada pela agência Lusa, a autarquia optou por não comentar as críticas do PCP.

Em julho do ano passado, o concelho de Viseu passou a dispor de dois ecopontos florestais, em Bodiosa e Cepões, onde poderiam ser depositados resíduos resultantes da limpeza de matos e florestas, para posteriormente serem utilizados numa central de biomassa.

“A nossa ideia é a de que possamos cobrir o concelho todo com seis ecopontos”, que representam um investimento de 27 mil euros cada, disse na altura o presidente da Câmara, Almeida Henriques (PSD).

No entender do PCP, os ecopontos encontram-se nesta situação porque “não foram ouvidos os diretamente interessados (agricultores/produtores florestais) e apenas se pensou nos benefícios financeiros da central de biomassa”.

“Sabendo-se dos milionários subsídios que a central de biomassa está a receber do Estado e da União Europeia, é sua obrigação organizar a recolha dos sobrantes até os ecopontos e daí para a central, sem custos para os produtores florestais e agricultores”, defende.

Neste âmbito, considera “impreterível que os serviços do Ministério do Ambiente fiscalizem estes ecopontos, cuja utilização atual não foi licenciada”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia