PCP lamenta que ecopontos florestais de Viseu estejam "às moscas"

O PCP lamentou hoje que os ecopontos florestais criados no concelho de Viseu para receberem resíduos resultantes da limpeza de matos e florestas estejam “às moscas” e se tenham transformado em “ilegais lixeiras a céu aberto”.

“O que prometia ser uma medida inovadora e ecologicamente avançada transformou-se num grave atentado ambiental”, refere o PCP em comunicado, mostrando fotografias de móveis partidos, eletrodomésticos, chapas de alumínio, telhas e sacos plásticos, entre outros objetos que foram depositados naqueles locais.

Segundo o PCP, “tirando o material vegetal resultante da limpeza do espaço onde foram implantados os ecopontos, suspeita-se que pouco ou nenhum outro material receberam”.

O partido considera que a não adesão ao projeto está relacionada com o facto de os agricultores e os produtores florestais não terem “recursos para transportarem até lá os restos das podas e limpezas de terrenos e florestas, mesmo que o presidente da câmara os queira obrigar”.

Contactada pela agência Lusa, a autarquia optou por não comentar as críticas do PCP.

Em julho do ano passado, o concelho de Viseu passou a dispor de dois ecopontos florestais, em Bodiosa e Cepões, onde poderiam ser depositados resíduos resultantes da limpeza de matos e florestas, para posteriormente serem utilizados numa central de biomassa.

“A nossa ideia é a de que possamos cobrir o concelho todo com seis ecopontos”, que representam um investimento de 27 mil euros cada, disse na altura o presidente da Câmara, Almeida Henriques (PSD).

No entender do PCP, os ecopontos encontram-se nesta situação porque “não foram ouvidos os diretamente interessados (agricultores/produtores florestais) e apenas se pensou nos benefícios financeiros da central de biomassa”.

“Sabendo-se dos milionários subsídios que a central de biomassa está a receber do Estado e da União Europeia, é sua obrigação organizar a recolha dos sobrantes até os ecopontos e daí para a central, sem custos para os produtores florestais e agricultores”, defende.

Neste âmbito, considera “impreterível que os serviços do Ministério do Ambiente fiscalizem estes ecopontos, cuja utilização atual não foi licenciada”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu