Nove cientistas em Moimenta da Beira falam sobre astrofísica e ciências do espaço

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) vai dar início este sábado, dia 16 de janeiro, em Moimenta da Beira, à digressão “Ignite Astro” que irá percorrer Portugal durante o ano de 2016. Na sessão, que decorrerá no Auditório Municipal Padre Bento da Guia, a partir das 20h30, com entrada gratuita, nove cientistas convidados pelo IA têm cinco minutos cada um para apresentar a sua investigação. São 20 slides, cada um visível durante 15 segundos, numa sequência automática sobre a qual o apresentador não tem qualquer controlo.

O número de investigadores permitirá que a sessão percorra um grande número de tópicos de investigação em Astrofísica, dando a conhecer, de um modo muito dinâmico e acessível, a diversidade da investigação realizada no IA. No final destas apresentações haverá espaço para o diálogo entre os investigadores e o público presente.

O cientista Rui Agostinho falará sobre “Dar Tempo ao Tempo”; Nuno Santos sobre “Um Expresso para outros mundos”; Sérgio Sousa “Medindo Exoplanetas”; José Afonso “Galaxódromo”; Sónia Antón sobre “O lado negro das Galáxias”; Ismael Tereno “Radiografia do Universo”; Francisco Lobo “Aceleração tardia do Universo”; Nel son Nunes “A insustentável leveza do Universo” e Hugo Messias sobre “Um Universo com Alma”.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o maior do género em Portugal, nasceu em outubro de 2014, resultado da fusão entre o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto e o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa, está envolvido em projectos do Observatório Europeu do Sul, e em várias missões da agência espacial europeia ESA, como a definição das câmaras do Telescópio Extremamente Grande, em construção, e que permitirá observar o Universo com mais detalhe.

O IA foi criado para “aumentar a capacidade de massa crítica” e de financiamento para projectos internacionais, numa área em que Portugal está “bem cotado”, adiantou. Agrega 63 investigadores doutorados, tornando-se no maior desta área em Portugal.

A instituição participa igualmente em várias missões da agência espacial europeia ESA, como a CHEOPS, prevista para 2017, para estudar planetas extrassolares, e a EUCLID, com lançamento apontado para 2020, para compreender a estrutura do Universo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia