Município de Viseu lança projeto-piloto que premeia quem mais recicla

600 habitações integram esta fase. No futuro, o projeto irá abranger 420 contentores de recolha do concelho e 27 mil viseenses

Arrancou hoje, na freguesia de Abraveses, no Bairro de Santo Estêvão, o projeto-piloto RAYT (Receive-As-You-Throw) junto de 600 alojamentos familiares. Esta iniciativa visa premiar quem faz a separação dos resíduos recicláveis, aumentar a consciência ambiental e tornar o concelho de Viseu mais sustentável.

Através de uma tecnologia inovadora em funcionamento nas três ilhas ecológicas do bairro, que controla o acesso às mesmas, os moradores da área residencial do bairro vão utilizar um cartão de acesso, pessoal e intransmissível, para conseguirem desbloqueá-las e fazerem a respetiva separação de resíduos.

A entrega do cartão será feita, durante os próximos dias, a cada habitação, através de uma deslocação porta-a-porta dos serviços municipais para a entrega de um formulário de adesão, com o respetivo cartão associado à família e com a entrega de um “ecobag”. Além disso, está assegurada esta entrega também aos clientes não-domésticos (setor do comércio).

A implementação do sistema RAYT tem por base o mote de que quanto mais o munícipe separar os seus resíduos, mais ganha. Neste caso, quantos mais resíduos recicláveis as famílias colocarem no contentor certo, mais vão ajudar o bairro a conquistar um prémio. Trata-se assim de um projeto inovador, mais justo e equitativo, que vem beneficiar quem mais recicla.

O projeto foi apresentado hoje pela Presidente da Câmara Municipal de Viseu, com a ajuda de duas turmas do 4º ano da Escola Básica Rolando de Oliveira, que alertaram para a urgência de adotar comportamentos ambientalmente sustentáveis. “As crianças são as primeiras em casa a educar os pais e a apontar atitudes menos corretas. São o futuro da nossa comunidade pelo que fizemos questão de as envolver no lançamento deste projeto inovador e amigo do ambiente”, afirma Conceição Azevedo.

São objetivos da iniciativa sensibilizar para a importância crescente de incrementar uma consciência ambiental coletiva e envolver todos os viseenses na melhoria do processo de reciclagem. Esta iniciativa pioneira permitirá reduzir a quantidade de resíduos depositados em aterro e, no futuro, reduzir a tarifa de resíduos requerida aos munícipes. No futuro, pretende-se que o projeto se estenda a outros bairros do concelho, de forma a abranger 420 contentores de recolha e 27 mil viseenses.

No ano passado, a recolha seletiva em Viseu aumentou em 70%. Em 2020, foram produzidas 42.807 toneladas de resíduos urbanos e separadas 4.423 toneladas de resíduos trifluxo (papel, cartão, plástico, metal e vidro) para reciclagem. Após um investimento no alargamento da rede de ecopontos, que passou de 349 para 755, e dos meios de recolha, a Câmara Municipal de Viseu e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão avançam agora com a implementação deste projeto.

Esta é uma ação que se insere no projeto desenvolvido pela Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e é cofinanciado pelo POSEUR, PORTUGAL 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia