Município de Resende aprova orçamento e taxas para 2018

Linhas de desenvolvimento estratégico aprovadas em reunião de Câmara

O Executivo Municipal de Resende, na última reunião de Câmara, aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2018, no valor de 12.975.000,00 euros.

O documento foi aprovado com 4 votos a favor do PS, contando com a abstenção dos 3 Vereadores do PSD.

As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 consubstanciam as linhas de desenvolvimento estratégico do Município materializadas nos seguintes eixos: Educação e Conhecimento; Coesão Social e Territorial; Economia, Empregabilidade, inovação e competitividade; Capacitação Institucional.

Uma das prioridades é a coesão social e territorial, mantendo o desenvolvimento de projetos e iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida da população e o incremento de políticas de proteção e inclusão social dos concidadãos mais desfavorecidos, com ações que visem o reforço da economia e da empregabilidade, com especial enfoque na valorização dos recursos endógenos.

Atendendo a que a produção de cereja representa uma grande fatia da base produtiva local, o Município vai criar um Grupo Operacional associado à produção de cereja, cuja candidatura ao PDR 2020 encontra-se em curso e contempla a constituição de uma parceria entre o Município, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a Cermouros e a Dólmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento, visando o desenvolvimento de trabalhos científicos em torno da fileira da cereja, ordenamento do setor, prestação de serviços de informação e aconselhamento.

No domínio da regeneração urbana, será concretizado o projeto de “Regeneração Urbana do Espaço Público da Envolvente Poente da Vila de S. Martinho de Mouros” e, ainda, outros projetos em Caldas de Aregos e na Vila de Resende.

Outra área que vai merecer especial atenção é a valorização ambiental, com investimento na extensão das redes de saneamento e água nos locais do concelho onde não existem. A abertura, pavimentação, beneficiação e manutenção das vias municipais, também vai continuar a ser uma prioridade.

O projeto “Parque de Campismo Rural de Porto de Rei” e a requalificação do Parque Fluvial, no âmbito de uma candidatura ao PROVERE, vai avançar em 2018.

De referir, ainda, o processo iniciado em 2017, que diz respeito ao procedimento de Concurso Público Internacional para a celebração de contrato de Cessão de Exploração das Termas de Caldas de Aregos e constituição do direito de superfície sobre o terreno para a construção de uma unidade hoteleira, prevendo-se a sua concretização para o início de 2018.

Registe-se no domínio das receitas, que o Município abdica da percentagem de participação no IRS a que tem direito, a favor dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho, de forma a promover alguma poupança fiscal às famílias. Assim, a percentagem de IRS a receber relativa aos rendimentos do ano 2018 pretendida pelo Município fixa-se nos 0%. Desta forma, a favor do sujeito passivo como dedução à colecta do IRS são 5%.

Relativamente ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), as taxas serão fixadas da seguinte forma: prédios rústicos, em 0,8%, e prédios urbanos, em 0,45%, acrescida de uma redução para famílias com dependentes a seu cargo, que compõem o respetivo agregado familiar, de acordo com a tabela do código do IRS. Trata-se de uma medida importante, vocacionada ao apoio à natalidade, promovendo algum desagravamento fiscal para as famílias do concelho, em função do número de dependentes que compõem o agregado familiar.

Na mesma linha, o Município entende pertinente adotar uma política de desagravamento fiscal para os sujeitos passivos de IRC com volume de negócios inferior a 150.000,00 euros, isentando-os de derrama, desenvolvendo uma política fiscal de proximidade que atenue os efeitos da crise e que promova alguma poupança fiscal e empregabilidade. Assim, foi aprovado o lançamento da derrama a cobrar em 2018: 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas (IRC) e isentar de derrama os sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150.000,00 euros.

Importa registar que o desagravamento fiscal proposto para 2018 representa que o Município deixará de arrecadar cerca de 183 mil euros de receita, em favor dos munícipes e das empresas.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2018, bem como os documentos relativos ao desagravamento fiscal vão ser submetidos à próxima reunião da Assembleia Municipal de Resende, a realizar no próximo dia 29 de dezembro de 2017.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia