Moimenta da Beira contesta inclusão na lista dos 121 concelhos de risco

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, contestou a inclusão do concelho na lista dos 121 municípios considerados de risco elevado devido à covid-19 e garantiu que o Governo se enganou.

“Enquanto avaliamos e esperamos pela resposta às dúvidas que levantámos, vamos cumprir com todas as novas regras a partir de 04 de novembro”, disse este autarca do distrito de Viseu.

O “erro do Governo” poderá estar associado “ao excesso de trabalho que a pandemia tem exigido” e, por isso, José Eduardo Ferreira pede uma correção e que o concelho seja retirado da lista.

José Eduardo Ferreira fez contas diferentes das do Governo, não incluindo o número de casos surgidos no Lar de Alvite.

“Não tem de entrar porque se trata de uma exceção. É o próprio Governo que admite, porque são surtos localizados onde as pessoas estão em confinamento, isoladas e a serem acompanhadas no próprio lar”, justificou.

Segundo o autarca, retirando o surto das contas, registou-se apenas um caso positivo nos últimos 14 dias, “muito longe dos 24 que o concelho podia registar para ainda ficar de fora da tal lista dos 121”.

“E, se o período for alargado às três semanas, o total de casos positivos é apenas de 11, ainda muito aquém daquele critério, mesmo juntando os três casos das colaboradoras do Lar de Alvite”, acrescentou.

O Conselho de Ministros decidiu, no sábado, que 121 municípios vão ficar abrangidos, a partir de quarta-feira, pelo dever cívico de recolhimento domiciliário, novos horários nos estabelecimentos e teletrabalho obrigatório, salvo “oposição fundamentada” pelo trabalhador, devido à covid-19.

Os restaurantes nestes 121 concelhos têm de fechar até às 22:30 e todos os estabelecimentos comerciais terão de encerrar, na generalidade, às 22:00.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos e mais de 46,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.590 pessoas dos 146.847 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia