LICENCIATURA EM TURISMO DA ESTGV CELEBRA 20.º ANIVERSÁRIO

“É assim há 20 anos… e é assim que queremos continuar nos próximos 20: um curso de referência na região e no país, na constante procura de um ensino/formação de excelência”.

Conferência temática sobre a importância da formação e empregabilidade no setor do Turismo, um jantar solidário e a distinção ao melhor aluno diplomado são os pontos altos da celebração.

A direção do curso de Turismo, em conjunto com os alunos finalistas, levam a efeito no próximo dia 30 de novembro um evento que assinala as comemorações dos 20 anos da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), integrada no Politécnico de Viseu (PV).

Direcionado para alunos diplomados, atuais estudantes, entidades empregadoras e todos os interessados na área do Turismo, o evento tem início às 14h00, no Auditório da ESTGV, com a Conferência “20 Anos a Qualificar… e Agora?”. A sessão temática pretende debater a importância da formação e empregabilidade no setor do Turismo, no ano em que a Organização Mundial do Turismo escolheu como tema de debate: “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”.

 O primeiro “Prémio Visabeira Turismo”

No decorrer dessa conferência será entregue, pela primeira vez, o Prémio Visabeira Turismo ao melhor diplomado no ano letivo 2018/2019 da licenciatura em Turismo. Este prémio, resultante de uma parceria estabelecida entre a ESTGV e a Visabeira Turismo, vai agraciar, em cada ano letivo, o melhor aluno. O Prémio Visabeira Turismo é constituído por: entrega de diploma alusivo; possibilidade de estágio profissional numa das unidades da Visabeira Turismo e ainda atribuição de um valor monetário mensal no valor de 200€/mês, durante o período de estágio, pela Visabeira Turismo.

Finalizada a conferência, as comemorações dos 20 anos da licenciatura em Turismo continuam com o Jantar Comemorativo “Viagem no Tempo”, na Quinta Fontinha da Pedra.

Está previsto que na conferência, assim como no jantar, aconteçam momentos musicais e surpresas que irão complementar o dia e o tornarão memorável para todos os participantes.

Caráter solidário

Os alunos da licenciatura em Turismo, responsáveis pela organização deste evento, entenderam atribuir-lhe um carácter de solidariedade, pelo que os lucros do jantar irão reverter a favor da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, uma escolha justificada pelo apoio que presta a causas e pessoas que não podem passar indiferentes à restante população.

 

Curso de Turismo

No ano letivo de 1999/2000 o Instituto Politécnico de Viseu, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, enriquecia a sua oferta formativa, disponibilizando a Licenciatura Bietápica em Turismo, através da Portaria nº. 495/99 de 12 de julho (3 anos bacharelato + 1 ano licenciatura). Esta decisão vinha dar resposta às necessidades do mercado e à procura de mão-de-obra qualificada num setor em grande crescimento, o Turismo.

No ano de 2006, a licenciatura em Turismo é adequada ao Processo de Bolonha, passando a ter uma duração de 3 anos, com um total de 180 créditos, configuração que mantém até hoje. Em 2011 é efetuada uma nova alteração ao plano de estudos e já em 2017, o curso é reformulado e apresenta novas unidades curriculares, tornando-se uma licenciatura atual e completa. Num setor dinâmico, inovador e em constante mutação como é o setor do Turismo, esta licenciatura sempre acompanhou as tendências do mercado nacional e internacional, cumprindo a missão de preparar profissionais face às reais necessidades do mercado de trabalho.

Ao longo dos últimos anos, os alunos desta licenciatura têm organizado uma grande diversidade de eventos, contribuindo para a diversificação da oferta turística da cidade de Viseu. A título de exemplo: 2012 – Ao Sabor do Fado; 2013 – I Encontro Regional de Estudantes de Turismo da Região Centro; 2014 – II Encontro Regional de Estudantes de Turismo da Região Centro; 2015 – Eleição e Gala das 8 Maravilhas de Viseu; 2016 – Há Noite no Museu; 2017 – Viseu Beer Fest e 2018 – Menu Cheio de Graça.

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio Vítima, fundada em 25 de Junho de 1990, é uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia de forma especializada e qualificada, vítimas de todos os crimes: violência doméstica, maus tratos, homicídio, crimes sexuais, rapto, sequestro e furto, roubo, abuso de confiança, falsificação de documentos e outros crimes contra a propriedade e discriminação racial e muitos outros. Os serviços que disponibiliza são gratuitos e confidenciais.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
unnamed
ACERT apresenta Luana do Bem com o seu primeiro solo de stand-up comedy
2
Residencia_Universitaria_jan2025
Residência universitária em Lamego pronta a tempo do próximo ano letivo
3
Press_014_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS VAI CONTINUAR A MANTER AS TAXAS NO MÍNIMO EM BENEFÍCIO DIRETO DOS SEUS MUNÍCIPES. TAXAS MÍNIMAS NO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS (IMI) E NO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)
4
Press_013_Foto
PROJETO EDUCATIVO “COMER BEM, CRESCER FELIZ” REGRESSA ÀS ESCOLAS DO CONCELHO ESTE ANO LETIVO COM NOVAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DE LITERACIA ALIMENTAR ESAÚDE NUTRICIONAL

Artigos relacionados

5e951ac4-14d7-41d5-91b2-ec69cd293fb8
Viseu
incêndio
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
unnamed
ACERT apresenta Luana do Bem com o seu primeiro solo de stand-up comedy
Residencia_Universitaria_jan2025
Residência universitária em Lamego pronta a tempo do próximo ano letivo
Press_014_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS VAI CONTINUAR A MANTER AS TAXAS NO MÍNIMO EM BENEFÍCIO DIRETO DOS SEUS MUNÍCIPES. TAXAS MÍNIMAS NO IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE IMÓVEIS (IMI) E NO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)
Press_013_Foto
PROJETO EDUCATIVO “COMER BEM, CRESCER FELIZ” REGRESSA ÀS ESCOLAS DO CONCELHO ESTE ANO LETIVO COM NOVAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ÂMBITO DA PROMOÇÃO DE LITERACIA ALIMENTAR ESAÚDE NUTRICIONAL