LICENCIATURA EM TURISMO DA ESTGV CELEBRA 20.º ANIVERSÁRIO

“É assim há 20 anos… e é assim que queremos continuar nos próximos 20: um curso de referência na região e no país, na constante procura de um ensino/formação de excelência”.

Conferência temática sobre a importância da formação e empregabilidade no setor do Turismo, um jantar solidário e a distinção ao melhor aluno diplomado são os pontos altos da celebração.

A direção do curso de Turismo, em conjunto com os alunos finalistas, levam a efeito no próximo dia 30 de novembro um evento que assinala as comemorações dos 20 anos da licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), integrada no Politécnico de Viseu (PV).

Direcionado para alunos diplomados, atuais estudantes, entidades empregadoras e todos os interessados na área do Turismo, o evento tem início às 14h00, no Auditório da ESTGV, com a Conferência “20 Anos a Qualificar… e Agora?”. A sessão temática pretende debater a importância da formação e empregabilidade no setor do Turismo, no ano em que a Organização Mundial do Turismo escolheu como tema de debate: “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”.

 O primeiro “Prémio Visabeira Turismo”

No decorrer dessa conferência será entregue, pela primeira vez, o Prémio Visabeira Turismo ao melhor diplomado no ano letivo 2018/2019 da licenciatura em Turismo. Este prémio, resultante de uma parceria estabelecida entre a ESTGV e a Visabeira Turismo, vai agraciar, em cada ano letivo, o melhor aluno. O Prémio Visabeira Turismo é constituído por: entrega de diploma alusivo; possibilidade de estágio profissional numa das unidades da Visabeira Turismo e ainda atribuição de um valor monetário mensal no valor de 200€/mês, durante o período de estágio, pela Visabeira Turismo.

Finalizada a conferência, as comemorações dos 20 anos da licenciatura em Turismo continuam com o Jantar Comemorativo “Viagem no Tempo”, na Quinta Fontinha da Pedra.

Está previsto que na conferência, assim como no jantar, aconteçam momentos musicais e surpresas que irão complementar o dia e o tornarão memorável para todos os participantes.

Caráter solidário

Os alunos da licenciatura em Turismo, responsáveis pela organização deste evento, entenderam atribuir-lhe um carácter de solidariedade, pelo que os lucros do jantar irão reverter a favor da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, uma escolha justificada pelo apoio que presta a causas e pessoas que não podem passar indiferentes à restante população.

 

Curso de Turismo

No ano letivo de 1999/2000 o Instituto Politécnico de Viseu, através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, enriquecia a sua oferta formativa, disponibilizando a Licenciatura Bietápica em Turismo, através da Portaria nº. 495/99 de 12 de julho (3 anos bacharelato + 1 ano licenciatura). Esta decisão vinha dar resposta às necessidades do mercado e à procura de mão-de-obra qualificada num setor em grande crescimento, o Turismo.

No ano de 2006, a licenciatura em Turismo é adequada ao Processo de Bolonha, passando a ter uma duração de 3 anos, com um total de 180 créditos, configuração que mantém até hoje. Em 2011 é efetuada uma nova alteração ao plano de estudos e já em 2017, o curso é reformulado e apresenta novas unidades curriculares, tornando-se uma licenciatura atual e completa. Num setor dinâmico, inovador e em constante mutação como é o setor do Turismo, esta licenciatura sempre acompanhou as tendências do mercado nacional e internacional, cumprindo a missão de preparar profissionais face às reais necessidades do mercado de trabalho.

Ao longo dos últimos anos, os alunos desta licenciatura têm organizado uma grande diversidade de eventos, contribuindo para a diversificação da oferta turística da cidade de Viseu. A título de exemplo: 2012 – Ao Sabor do Fado; 2013 – I Encontro Regional de Estudantes de Turismo da Região Centro; 2014 – II Encontro Regional de Estudantes de Turismo da Região Centro; 2015 – Eleição e Gala das 8 Maravilhas de Viseu; 2016 – Há Noite no Museu; 2017 – Viseu Beer Fest e 2018 – Menu Cheio de Graça.

A APAV – Associação Portuguesa de Apoio Vítima, fundada em 25 de Junho de 1990, é uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia de forma especializada e qualificada, vítimas de todos os crimes: violência doméstica, maus tratos, homicídio, crimes sexuais, rapto, sequestro e furto, roubo, abuso de confiança, falsificação de documentos e outros crimes contra a propriedade e discriminação racial e muitos outros. Os serviços que disponibiliza são gratuitos e confidenciais.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Rossio Viseu
espetáculo teatro
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu