Joaquim Amaral (PSD/CDS-PP) prioriza avaliação às contas de Nelas

oaquim Amaral venceu a presidência da Câmara de Nelas, reconquistando para o PSD/CDS-PP a autarquia que estava nas mãos do PS há oito anos, e a sua primeira medida passa por avaliar a situação financeira da autarquia.

“Neste momento, a prioridade das prioridades é aferirmos toda a parte financeira da autarquia, que era uma questão que nos causava uma preocupação grande e depois avançarmos para políticas concretas, que tenham a ver com o desenvolvimento e entidade do concelho”, afirmou Joaquim Amaral.

O candidato, que conquistou 52,25% dos votos, disse à agência Lusa que foi uma vitória que o deixou “muito satisfeito e muito honrado” e que, em seu entender, resulta de “um projeto abrangente, inclusivo, participado, aberto” e não só.

O facto de a candidatura integrar “muitos cidadãos independentes e mesmo de outros quadrantes políticos (e foi esse o [seu] grande móbil)” foi “determinante para conseguirmos alcançar o objetivo a que nos propusemos de conquistar a Câmara Municipal de Nelas”, defendeu.

A coligação PSD/CDS-PP venceu em cinco das sete freguesias do concelho. O PS manteve a União Santar e Moreira e a Lapa do Lobo e perdeu para a coligação a União de Freguesias de Carvalhal Redondo e Aguieira; de Vilar Seco e de Nelas.

Pela primeira vez, desde a década de 90 do século passado, a coligação apresentou um candidato em Canas de Senhorim onde obteve uma “conquista histórica para o concelho” ao vencer com 57,54% dos votos.

Joaquim Amaral não poupou elogios à “participação democrática da população do concelho” e fez questão de sublinhar que estará “sempre disponível para auscultar os contributos das diferentes políticas”.

“Acho que é uma forma de fazer política participativa inclusiva que tem de funcionar”, defendeu o futuro presidente que reconheceu que tem “grandes desafios” e também “muitos dossiês em curso para fechar e acompanhar”, além de “novos desafios prementes”.

José Borges da Silva, que estava no comando da autarquia desde 2013, eleito pelo PS, disse à agência Lusa que “a segunda melhor coisa depois de ganhar, em democracia, é perder as eleições, é sinal que se concorreu”.

“Já mandei as felicitações ao Joaquim Amaral que ganhou e desejei-lhe sucesso no exercício das funções, porque o sucesso dele tem como consequência o desenvolvimento e o bem-estar da população do concelho de Nelas que é o que desejamos todos”, disse.

Reconheceu que está “ainda a ponderar” se vai manter-se ou não como vereador da oposição, uma vez que tem de “pensar muito bem” se regressa ou não à vida profissional que tinha antes de ser presidente, advogado.

Independentemente da decisão que tomar, disse, deixou uma promessa: “Nasci em Nelas e gosto muito da minha terra e adotarei um comportamento democrático e cívico que melhor servir os interesses de Nelas”.

Joaquim Amaral (PSD/CDS-PP) conquistou 52,25% dos votos (4.004) conseguindo quatro mandatos e José Borges da Silva (PS), atual presidente, conseguiu 39,45% (3.023) do eleitorado e etrês mandatos. À câmara também concorreu Mário Gandra (CDU) que atingiu 3,43% (263) dos votos.

Em Nelas registaram-se 2,75% (211) de votos em branco e 2,11% (162) votos nulos, num universo de 12.539 inscritos e votaram 7.663 cidadãos, ou seja, 61,11% do eleitorado.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela