IP admite problemas no fornecimento de materiais para a Linha da Beira Alta

O diretor de Empreendimentos da Infraestruturas de Portugal (IP), José Carlos Clemente, admitiu hoje problemas no fornecimento de materiais necessários para as obras de modernização em curso na Linha da Beira Alta.

Na Linha da Beira Alta – que está cortada desde o dia 19, por um período estimado de nove meses – decorrem obras de modernização e de aumento de capacidade que representam um investimento de mais de 500 milhões de euros.

Questionado hoje, durante um seminário em Mangualde, sobre os problemas criados pela pandemia de covid-19 e pela guerra na Ucrânia, José Carlos Clemente disse que se atravessa “um período muito mau”.

“Toda a cadeia de fornecimento foi fortemente prejudicada por essa situação”, explicou, dando como exemplo as catenárias e os cabos de sinalização, relativamente aos quais existem “problemas com prazos de aprovisionamento e prazos de entrega”.

Além disso, acrescentou o responsável, “existe uma queixa generalizada dos empreiteiros” relativamente ao aumento de preço.

“Obviamente que nós, enquanto empresa pública, estamos sujeitos às leis que regem a contratação pública. O único instrumento que nós temos para tentar reparar alguma situação é a revisão de preços”, explicou.

Segundo José Carlos Clemente, a revisão de preços “não responde por inteiro, principalmente a estas situações de aumento drástico de valores”.

“Mas eu sei que o Governo está a preparar uma lei que vai permitir dar uma maior abertura e uma maior flexibilidade para que as empresas públicas tentem minimizar esse problema”, acrescentou.

O diretor de Empreendimentos da IP explicou que a modernização em curso inclui a construção da concordância da Mealhada (Pampilhosa) – ou seja, uma ligação direta entre a Linha do Norte (sentido Norte/Sul) e a Linha da Beira Alta – e a renovação integral da infraestrutura da via, incluindo algumas variantes para aumento de velocidade.

Como “a última grande intervenção foi há cerca de 30 anos”, a linha “já estava cheia de mazelas” que implicavam velocidades mais baixas e que agora “vão ser radicalmente eliminadas, o que permite ter um ganho de 25 a 30 minutos nos comboios de passageiros”, sublinhou.

A estabilização e reforço de taludes, a modernização de dez estações para cruzamento de comboios de 750 metros e a supressão de sete passagens de nível são outras intervenções previstas.

José Carlos Clemente explicou que, atendendo à necessidade de encerramento da linha durante nove meses, foi acordado “um desvio de tráfego de mercadorias significativo pela Linha da Beira Baixa” e “o transbordo de passageiros por meios rodoviários”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia