Igreja pede fraternidade e união profunda em Páscoa de restrições

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) enviou ontem uma mensagem de “comunhão fraterna e eclesial” e apelou, perante o flagelo da pandemia de covid-19, a uma união mais profunda ao “Senhor na sua paixão, morte e ressurreição” pascal.

Em comunicado, a CEP menciona que a atual situação de pandemia, da consequente emergência sanitária e das circunstâncias inéditas em que todos são chamados a viver e celebrar esta Páscoa de 2020, levou a enviar esta mensagem de “comunhão fraterna e eclesial, como meio e modo de partilhar a fadiga e a solidariedade” no ministério católico, acompanhando também “a dor, a aflição e os medos do povo” português.

Na mensagem, Manuel Clemente e António Marto, respetivamente presidente e vice-presidente da CEP, indicam que as atuais restrições impostas no respeito pelo bem da saúde pública obrigam a todos a celebrar “o mistério pascal em condições limitadas, sem se poder reunir com os sacerdotes e demais fiéis”.

Todavia, estas circunstâncias – adianta a CEP – poderão levar os fiéis a unirem-se “mais profundamente ao Senhor na sua paixão, morte e ressurreição” e a oferecer, juntamente com os sacerdotes, este “acrescido sacrifício por todo o santo povo de Deus e pela humanidade oprimida” pelo flagelo da pandemia.

“Servem-nos de grande conforto e incentivo as palavras do Papa Francisco que, na recente `oração pela humanidade, disse: “Não apaguemos a mecha que ainda fumega, que nunca adoece, e deixemos que reacenda a esperança.”, diz a mensagem pascal.

A CEP nota que celebrações pascais deste ano não podem deixar de incluir nelas “o sofrimento e as aflições de quantos são vítimas da atual pandemia”, sublinhando que, ao mesmo tempo, o mistério pascal “faz brotar luz sobre os tempos atuais, convidando a viver o amor mútuo, a compaixão e solidariedade entre todos os homens e mulheres e os respetivos povos”.

“O Senhor Jesus, que oferece a sua vida na morte, ressuscita para oferecer a todos uma nova vida, confiança e alegria”, enfatiza a mensagem.

A CEP apela ainda aos fiéis para que saibam estar próximos e serem portadores da misericórdia, da paz e da esperança do Senhor ressuscitado para as nossas comunidades e para a sociedade.

“Apesar de ser doloroso este tempo de ausência das celebrações comunitárias, ele tem sido fecundo na criatividade e no uso das novas tecnologias para a evangelização, para a espiritualidade e para ser Igreja comunidade e Igreja em saída. Este é também um tempo para pensar, dialogar, imaginar e projetar novo futuro”, por exemplo, como viver este tempo para que seja gerador de um estilo de Igreja, renovado e fiel ao Evangelho? Como fazer surgir perspetivas fecundas que reforcem também o empenho eclesial contra a pobreza e a grande crise socioeconómica que se avizinha?”, conclui a nota, renovando a esperança e a fé.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia