Hospitalização domiciliária em Viseu com taxa de satisfação superior a 98%

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Tondela Viseu (UHD – CHTV), iniciada em 2019, atingiu um nível de aceitação e satisfação superior a 98%, anunciou aquela instituição de saúde.

“Durante estes 4 anos (15 de abril de 2019), o projeto revelou-se como um enorme sucesso, atingindo um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%”, divulgou hoje o CHTV.

Num comunicado de imprensa, a administração garantiu que este resultado “supera em larga medida o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento”.

A Unidade de Hospitalização Domiciliária de Viseu, nos últimos quatro anos, “internou aproximadamente 1.400 doentes nas suas casas, percorreu mais de 280.000 km e retirou ao modelo convencional de internamento, aproximadamente, 11.800 dias”.

Deste modo, foram “disponibilizadas vagas no modelo convencional, o que em termos de custos foi também muito significativo para o Serviço Nacional de Saúde” (SNS).

“Muito para além dos números, a UHD do CHTV tem-se centrado primordialmente no doente, privilegiando de uma forma muito clara e concreta os ganhos dos doentes e das suas famílias”, defendeu.

A estratégia desta unidade “tem passado por um crescimento progressivo, mas sustentado, mantendo o seu foco primordial na qualidade, segurança e eficiência dos cuidados prestados aos doentes das mais diferentes áreas médicas e cirúrgicas”.

No início, em 2019, o projeto arrancou com “uma capacidade de seis camas, encontrando-se presentemente com uma disponibilidade de internamento domiciliário de 15”.

A distância “considerada segura também ‘evoluiu’, uma vez que, atualmente, abrange “doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a 35 minutos do CHTV”.

“Em 2022, a UHD estendeu a sua capacidade de internamento às ERPIS [estruturas residenciais para idosos], lares e residências seniores, desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão” nesta unidade, esclareceu o CHTV.

No documento enviado à agência Lusa, o CHTV assumiu que os “indicadores de sucesso” fazem com que este modelo “não seja presentemente encarado apenas como uma alternativa ao internamento convencional, mas como a melhor alternativa”, já que também permite “uma melhor gestão das vagas hospitalares do SNS”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Grafica Con logo de U las palmas
ASICOTUR CONFIRMA AGENDA INTENSA PARA O TIANGÜIS
2
SM REY de ESPAÑA
El Rey de España, Felipe VI, preside un año más el Comité de Honor de Termatalia 2024
3
Antoni Shkraba:Pexels
Financiamento de carros usados em Portugal: saiba como obter taxas mais baixas
4
IMG_3165
TERMATALIA E XANTAR EM 2024 COM APRESENTAÇÃO NA FITUR

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
Acidente carro
CINFAES
santa comba dão
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia