Festas de Carregal do Sal com atenção redobrada nas questões ambientais

O presidente da Câmara de Carregal do Sal disse hoje à agência Lusa que quer que as festas do concelho, em julho, sejam um exemplo e também uma forma de sensibilização para a separação dos lixos residuais.

“Vamos criar um sistema com todos intervenientes, do ponto de vista alimentar, que vão estar nas festas, para criar condições para eles próprios separarem o lixo”, explicou Paulo Catalino Ferraz.

O presidente disse à Lusa que o que aconteceu nas festas, por exemplo, de Fiais, uma freguesia deste concelho do distrito de Viseu, “não pode voltar a acontecer”, ou seja, “produziu-se tanto e tanto lixo e não houve capacidade de dar resposta”.

“Temos intenção de nos servirmos das festas do concelho para darmos o exemplo, para mostrar às pessoas que é possível fazer a separação e recuperar parte dos lixos. E este trabalho tem vantagens não só ambientais. como nas receitas municipais”, afirmou.

Paulo Catalino Ferraz explicou que, com a separação, “são várias as toneladas de lixo que, em vez de serem pagas pelo município, para que o Planalto Beirão faça a recolha” dos resíduos sólidos, passam a servir como fonte de receita” municipal.

“Isto porque deixamos de pagar 110 euros por tonelada de resíduos e passamos a ganhar 80 euros por cada tonelada de lixo separado, seja ele de vidro, plástico ou cartão. Ou seja, deixamos de ter uma despesa para passar a ter uma receita”, sublinhou.

Apesar de ainda não ter contabilizado os custos e receitas com os resíduos, o presidente disse saber que “entre junho e setembro as toneladas de lixo produzido duplicam” e, por isso, o verão é a “altura ideal para esta sensibilização”.

Neste sentido, o presidente reforçou que a autarquia “não só quer ser e dar o exemplo à população”, como também tenciona fazer disso “uma campanha para sensibilizar as pessoas para a separação dos resíduos que só traz vantagens, não só ambientais como financeiras”.

“Nestas festas em que se produzem tantas toneladas de lixo, se fizéssemos todos uma recolha seletiva, ganharíamos todos não só do ponto de vista ambiental, como na economia de esforço e financeira”, apontou.

As festas de Carregal do Sal decorrem de 10 a 18 de julho e contam diariamente com um artista em palco.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
pexels-jakubzerdzicki-16695381
AM Tondela 30 abril 2024 1
castrodaire
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023
pexels-jakubzerdzicki-16695381
Planalto Beirão aprova contas de 2023 com saldo negativo de 600 mil euros
AM Tondela 30 abril 2024 1
Assembleia Municipal de Tondela aprova contração de empréstimo superior a 8,4 ME
castrodaire
Castro Daire aprova contas de 2023 com saldo de gerência de 900 mil euros