Fábrica da Huf em Tondela aposta na redução das emissões de carbono

A criação de um parque solar, a economia de energia e o reaproveitamento de material são medidas postas em prática na fábrica da Huf, em Tondela, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono, anunciou hoje a empresa.

Segundo o gerente Pedro Pêga, “a Huf Portuguesa, como todo o grupo Huf, está comprometida com a sustentabilidade em todas as áreas de trabalho”.

O grupo Huf – que desenvolve e produz sistemas mecânicos e eletrónicos de bloqueio e sistemas de autorização e acesso ao veículo para a indústria automóvel mundial – pretende atingir a neutralidade em emissões de carbono, o mais tardar, até 2030.

“Não estamos apenas a otimizar os nossos processos para garantir a proteção do meio ambiente, mas também estamos a sensibilizar os nossos colaboradores para atuarem com consciência ambiental”, garante Pedro Pêga.

O gerente exemplificou que está a ser planeada a instalação de pontos de carregamento para que qualquer pessoa que vá trabalhar com um carro elétrico possa carregar a bateria gratuitamente, sendo a energia elétrica fornecida pelos painéis solares instalados no estacionamento.

A Huf instalou painéis solares na cobertura e no parque de estacionamento da fábrica em Tondela. No total, são 2.336 módulos com capacidade total de 740 quilowatt pico (kWp – máximo de energia produzida em condições ideais).

“Atualmente, com um consumo de 4,47 GWh (Gigawatt-hora) por ano, 1,03 GWh serão fornecidos através de energia solar. Espera-se que 23% das necessidades de energia sejam colmatadas através da geração de energia sustentável”, explica a Huf, acrescentando que “o projeto de painéis solares foi testado e comissionado” em fevereiro passado.

As medidas vão além do parque solar, incluindo também “economia de energia, redução e reaproveitamento de material, redução do consumo de água, redução de espaço nas áreas de produção e otimização de processos logísticos”.

Por exemplo, no processo de pintura de puxadores externos para portas, “a Huf minimiza o uso de solventes e oferece revestimentos à base de água”, além de reduzir “constantemente o desperdício nas áreas da produção e logística”, acrescenta.

A empresa refere ainda que “qualquer material em excesso da injeção de componentes plásticos ou metálicos, se possível, é reciclado e reutilizado no processo de produção” e que os seus colaboradores são motivados quer premiando as suas sugestões, quer promovendo as suas iniciativas de proteção ambiental e de economia de recursos naturais através de um sistema de sugestões de melhorias internas.

Fundada em Velbert, na Alemanha, a Huf tem hoje fábricas na Europa, na América e na Ásia. Em 2020, o grupo Huf gerou vendas de aproximadamente um bilião de euros e empregou cerca de 7.800 colaboradores em todo o mundo.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
2
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
3
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
4
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo

Artigos relacionados

FernandoRuas
urgências médico hospital
vespa
hospital enfermeiros
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal