Evento "Há Bola na Escola" esteve em Tondela

Mais de 600 alunos do 1º Ciclo dos agrupamentos de escolas do concelho de Tondela participaram, a semana passada, no evento “Há Bola na Escola”, que decorreu no Campo Vale Pata, em Molelos.

Esta iniciativa surge depois de, em novembro do ano passado, o Município de Tondela ter assinado com a Associação de Futebol de Viseu e os Agrupamentos de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo, um protocolo de colaboração para levar o projeto “Há Bola na Escola” aos alunos do concelho que frequentam o 1º ciclo.

Com esta parceria, mais de 600 crianças do concelho de Tondela praticaram as modalidades de futebol e futsal nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

Ao longo de três dias, os pequenos “futebolistas” puderam mostrar as duas habilidades com a bola e, acima de tudo, conseguiram divertir-se enquanto praticavam desporto.

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, esta iniciativa revelou-se uma mais-valia para os alunos do 1º Ciclo do concelho.

“Os alunos já tinham atividades com bola nas AEC’s, mas a Associação de Futebol de Viseu veio ajudar a estruturar um pouco as atividades com os nossos professores, na medida em que os apoia ao nível da formação”, acrescentou.

De acordo com Sofia Ferreira, o concelho de Tondela distingue-se pela relevância que dá ao desporto e que “deve ser iniciado em idades tão precoces quanto possível”.

O trabalho em equipa para um fim comum que é o jogo, a importância do ‘fair-play’ são outros dos aspetos que este projeto consegue trabalhar.

O coordenador dos professores deste projeto no concelho de Tondela, Roger Almeida, apontou a importância deste projeto para o convívio e diversão dos alunos enquanto praticam desporto, neste caso o futebol.

“É uma mais-valia porque é possível estar com os alunos fora da escola, num dia diferente, com convívio e ‘fair-play’, numa das modalidades que mais gostam”, referiu.

Já o presidente da Associação de Futebol de Viseu, José Alberto Ferreira, destacou a socialização dos alunos, com saída do seu ‘habitat’ natural que é a escola.

“Aprendem a ser solidários e a trabalhar em equipa, numa sociedade onde se vive cada vez mais virado para si. Por outro lado, é também uma forma dos docentes incutirem nos alunos o sentido da prática desportiva, numa altura em que passam muito tempo ligado às novas tecnologias e à internet”, concluiu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

n_1
Académico_de_Viseu
futebol-no-conceito-de-sucesso-do-objetivo_1150-5276
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil