Estudantes do ensino secundário de Mangualde criam quadro de mérito evolutivo

A Associação de Estudantes da Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, criou o quadro de mérito evolutivo, para premiar os alunos que “mais progridam” em ambiente escolar, ao longo do ano letivo, disse uma dirigente associativa.

“O ensino à distância tem sido um grande obstáculo à motivação dos estudantes e, como tal, surgiu esta ideia e, que se saiba, inédita”, afirmou ontem à agência Lusa Pilar Guimarães, salientando que o projeto “pretende reconhecer o esforço e a resiliência dos alunos”.

A iniciativa, que vai premiar, no final do ano letivo, oito estudantes, é da Associação de Estudantes da Escola Secundária Felismina Alcântara, de Mangualde (que a começou a trabalhar em dezembro) e contou, “de imediato, com o apoio da direção da escola”.

“São dois prémios por cada ano letivo do 9º ao 12º anos. Os dois alunos que mais evoluirem nas notas, de todas as disciplinas obrigatórias e em termos absolutos, serão os premiados”, adiantou a responsável da Associação e aluna do 12.º ano.

“Todas as escolas têm quadros de honra, de mérito, bolsas para tudo e mais alguma coisa, mas nenhuma tinha um prémio para os alunos que, ao longo do ano, se esforçam para evoluírem”, salientou Pilar Guimarães, explicando a criação da ideia.

Para a “construção do projeto” foi “igualmente fundamental” o patrocínio de uma ourivesaria, que, “através de uma marca de relógios, atribui um prémio não monetário, no valor de 100 euros, a cada vencedor”.

Num vídeo publicado na página no Facebook, de apresentação do projeto, o diretor da Escola Secundária Felismina Alcântara, sede do Agrupamento das Escolas de Mangualde, elogia a “ideia muito interessante”.

Agnelo Figueiredo destaca a iniciativa, uma vez que o quadro de mérito evolutivo “não premeia os alunos que têm as melhores classificações, mas os que se distinguem de outra forma, ou seja, os que melhoram ao longo do ano, e isso é extremamente inovador”.

A ideia é também elogiada pelo presidente da Associação de Pais, que, no mesmo vídeo, defende que “a meritocracia é o que faz evoluir, tanto na escola como na vida”.

Este “é um projeto excelente”, sublinha, fazendo votos para que o concurso se prolongue no tempo.

O patrocinador, Pedro Guimarães, por seu lado, assume “o alargamento dos prémios às escolas dos concelhos onde a ourivesaria Pereirinha tem lojas, como é o caso de Penalva do Castelo, Tondela e Viseu”, e ainda de atribuir “um prémio especial para o [aluno] que mais progredir entre todas as escolas”.

Uma vez que “o regulamento já está feito e o patrocinador também já está angariado”, Pilar Guimarães, acredita que o projeto chegará em breve a “outras escolas do distrito de Viseu”, e, entretanto deseja, que venha a ser alargado ao resto do país.

Os alunos que se queiram candidatar devem-no fazê-lo até 09 de abril, na página oficial da internet da Associação (http://aeesfa.pt), onde também pode ser consultado o regulamento do concurso.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia