Diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz das hepatites

A hepatite caracteriza-se por uma inflamação das células do fígado, que pode ter várias causas, nomeadamente os vírus da Hepatite A, B, C, D e E.

O fígado é um importante órgão do sistema digestivo e, no caso de inflamação ou lesão, pode haver comprometimento da sua função, podendo originar diversas complicações a curto ou a longo prazo.

Uma vez que existem diferentes tipos de hepatite, a sua gravidade é muito variável. As hepatites B e C são as mais importantes, por poderem evoluir, quando não tratadas, para problemas graves de saúde, como cirrose e cancro do fígado.

Estima-se que este tipo de hepatite viral, B e C, afete 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando 1,4 milhões de mortes por ano; e que, em Portugal, estima-se que existam 35 a 40 mil infetados pelo vírus da Hepatite C a maioria não diagnosticada.

Esta situação ocorre porque, na maioria dos casos, esta doença não se associa a quaisquer sintomas. Quando ocorrem, os mais comuns são a fadiga inexplicável para as atividades desenvolvidas, perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia, urina escura e fezes claras, dores abdominais e icterícia.

De salientar que estamos a falar de doenças evitáveis e tratáveis; e que no caso específico da hepatite C até é CURÁVEL.

A taxa de cura dos medicamentos para a hepatite C situa-se atualmente nos 96 por cento. No entanto, o diagnóstico precoce é vital para o sucesso do tratamento. Esteja atento e consulte o seu médico, sobretudo se usou ou partilhou seringas ou outros materiais no passado; e se fez transfusão de sangue antes de 1992.

Os tratamentos são simples, por via oral, geralmente curtos e sem custos para o doente, mas é preciso que sejam feitos de forma atempada. Tratam-se de medicamentos que vão inibir ou eliminar a multiplicação do vírus e, desse modo, reduzir as lesões causadas ao fígado.

O objetivo é, essencialmente, permitir que o fígado possa recuperar, sendo importante também o repouso adequado, uma dieta equilibrada e a abstenção de consumo de bebidas alcoólicas.

Lembre-se, a cada 30 segundos morre uma pessoa com uma doença relacionada com as hepatites. Esteja atento e consulte o seu médico para fazer um diagnóstico e, em caso positivo, um tratamento atempado.

Mesmo em tempo de pandemia Covid-19, não podemos esperar para atuar contra as hepatites virais.

 

 

Artigo de opinião de José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado

Dia Mundial das Hepatites assinala-se a 28 de julho

 

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
2
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
3
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

Barragem
bottle-2032980_1280
Prémio Heathy 3
pexels-los-muertos-crew-8460033 (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos
Keys The Door The Background Key Castle House
Castro Daire aprova taxa mínima de IMI e redução mediante o agregado familiar
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil