Dia 16 de outubro – Dia Mundial da Alimentação

Quercus apela à adesão dos municípios, freguesias e entidades intermunicipais à Rede Internacional CityFood

A Quercus é a organização parceira na divulgação em Portugal da CITYFOOD, uma rede internacional de governos locais que promove a partilha de conhecimento e aprendizagem entre parceiros com o intuito de os apoiar no desenvolvimento de uma abordagem estratégica do seu sistema alimentar.
A rede é gerida pelo 1)ICLEI e pela 2)Fundação RUAF que têm mais de 20 anos de experiência a trabalhar com os governos locais, promovendo suporte técnico especializado no âmbito dos sistemas alimentares.
A Quercus aliou-se a esta rede uma vez que considera urgente o desenvolvimento de estratégias para melhorar o sistema alimentar das cidades. Assim traduziu e adaptou a brochura de apresentação da rede bem como o formulário de adesão, que se dissemina (em anexo). No âmbito do desenvolvimento da temática em Portugal a Quercus está desde Maio de 2017 a contactar os municípios no sentido de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de Agendas e Programas de Agricultura Urbana e Peri-Urbana e Sistemas Urbanos Alimentares (AUPSUA).
Embora se trate de uma temática embrionária em Portugal, é fundamental promover a partilha de conhecimento por forma a incrementar a segurança alimentar e nutricional das populações e a melhorar a capacidade económica dos produtores urbanos, peri-urbanos e rurais. É necessário promover a criação de emprego verde e a economia circular, através da produção alimentar local e regional e da comercialização desses produtos, tendo sempre como base a proteção dos ecossistemas e dos recursos naturais, bem como a manutenção da qualidade do ar, do solo e da água.
A Quercus defende ainda que a alimentação deve ser cada vez mais pensada como uma prática de adaptação e combate à alterações climáticas, com emissão reduzida de gases de efeito-estufa, desde a produção e o transporte, à comercialização e ao consumo. É importante reduzir o desperdício alimentar, promover a reutilização segura de resíduos orgânicos e águas residuais, diversificar as fontes de abastecimento e criar sistemas de produção, transporte e comercialização mais resilientes.
Além disso, é fundamental facilitar a participação de atores públicos, privados e da sociedade civil nas questões relativas à governação alimentar, com vista ao cumprimento das metas e agendas nacionais e internacionais, tais como o Acordo de Paris, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Nova Agenda Urbana e o Pacto de Milão.
Todos podem fazer parte deste movimento internacional que promove o desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes através de políticas públicas e em relação direta com as pessoas que trabalham no terreno.
A adesão é gratuita e pode ser feita através do preenchimento do formulário de adesão que deverá ser remetido para o email: cityfood@iclei.org Em caso de dúvida pode contactar diretamente a QUERCUS, através do email quercus@quercus.pt.
JUNTE-SE E PARTICIPE na rede CITYFOOD!

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia