Castro Daire lança plano para a igualdade e não discriminação com base em sete eixos

A Câmara de Castro Daire lançou hoje o plano para a igualdade e não discriminação com base em sete eixos, para ser implementado nos próximos quatro anos, a fase de “maior desafio” porque vai mudar mentalidades.

“O objetivo é tornar o nosso concelho mais inclusivo no combate à discriminação. Depois do diagnóstico chega a fase que representa o maior desafio, o da implementação, o da mudança de mentalidades e de gerações”, defendeu o presidente da Câmara, Paulo Almeida.

No dia em que a autarquia apresentou publicamente o plano municipal para a igualdade e não discriminação de Castro Daire, o presidente destacou os sete eixos em que assenta o plano: solidariedade social, educação, emprego, saúde, cultura, desporto e política.

“São temas importantes e sensíveis e o grande sucesso deste passo vai passar pelo envolvimento da comunidade e de todas as instituições, esse é que é o grande desafio, porque a parte mais teórica é mais fácil”, apontou o presidente daquele município do distrito de Viseu.

O consultor do Projeto + Igual Viseu Dão Lafões, Américo Albuquerque, especificou os sete eixos, esclarecendo que “não podem ser vistos de forma individual” e “só funciona se estiverem todos interligados entre si”.

A linguagem é uma das medidas mais transversais, já que “a forma de falar e a terminologia fazem toda a diferença na inclusão e na não discriminação das pessoas”, seja qual for o setor da sociedade ou eixo de intervenção do plano sustentou Américo Albuquerque.

“Fazem parte do plano ações de formação, nomeadamente na área da solidariedade social e na educação, para ajudar os profissionais, assim como a criação de guias orientadores para a comunicação inclusiva”, explicou o consultor.

Uma comunicação que “também tem de ser levada em conta pelo município, que terá de dar o exemplo, nos seus ofícios e colaboradores, como na comunicação de todas as instituições envolvidas neste plano” municipal.

Um documento que “está em constante crescimento e será adaptado, sempre que se justifique, tanto pelos contributos de todos, como pelo desenrolar das ações previstas no plano”, admitiu o presidente da Câmara.

“Temos de ter muito cuidado na implementação deste plano, porque não queremos banalizar, nem normalizar determinadas situações, nem expô-las, para que não provoque o efeito contrário. Temos de ter equilíbrio e cuidado neste trabalho”, assumiu Paulo Marques.

Um equilíbrio que o autarca também defendeu para o “respeito, deveres e direitos”, das palavras mais usadas durante a tarde e que, no seu entender, “um dos problemas mais transversais na sociedade hoje, é o esquecimento da palavra dever”.

“Vivemos numa sociedade de direito e, muitas vezes, esquecemo-nos que associados aos direitos existem também os deveres. Neste caso em concreto, temos de ter o equilíbrio entre direitos e deveres e respeito, porque o respeito está na base da igualdade”, defendeu.

No entender de Paulo Marques, “o sucesso deste plano tem como base este trinómio de respeito, deveres e direitos”, já que “acima de tudo tem de haver respeito e respeito pelos deveres e respeito pelos direitos”.

O secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, lembrou que este plano, que também vai ser implementado nos restantes 13 municípios da Comunidade e envolver “cerca de 500 mil euros e mais de 200 colaboradores” a elaborarem os documentos.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia