Câmara de Tondela com saldo de gerência superior a 8,5 ME em 2019

A Câmara de Tondela anunciou hoje que aprovou as contas de 2019, nas quais se contabiliza um saldo de gerência superior a 8,5 milhões de euros (ME) e um valor da dívida total dentro dos limites legais.

“[As contas] atestam a sustentabilidade financeira do Município de Tondela, num quadro de rigor, responsabilidade e transparência”, refere o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus.

A Câmara adianta, em comunicado, que as contas de 2019 foram aprovadas na tarde de quinta-feira, em reunião do executivo, com cinco votos a favor (PSD) e dois contra (PS), com “um saldo de gerência de 8.696.250,26 euros”.

“A 31 de dezembro, o município apresentava um valor da dívida total dentro dos limites legais, correspondente a 0,34 vezes a média da receita líquida, calculada nos últimos três anos (cálculo provisório), sendo que o limite da dívida total é de 1,5 a média daquela receita”, conta.

O documento explica que “a execução orçamental global da despesa é de 56,60%, enquanto a execução orçamental global da receita é de 75,30%” e “o passivo exigível total é de 6.324.099,33 euros, tendo reduzido mais de um milhão de euros comparativamente com 2018, sendo perto de 645 mil euros referentes à amortização da dívida bancária no exercício” do ano transato.

“Já o resultado líquido do exercício de 2019 ultrapassou os 512 mil euros, um valor que reflete a capacidade do município em gerar proveitos, para fazer face aos seus custos e criar margem para continuar a consolidar investimento”, esclarece.

Na reunião do executivo foi ainda aprovado o regulamento para a concessão de benefícios sociais aos bombeiros do concelho de Tondela, “um instrumento de caráter social que visa reconhecer, proteger e fomentar o voluntariado”.

“Trata-se de um conjunto de benefícios, mais do que justos, que estabelecem uma diferenciação positiva para uma minoria de cidadãos que dedica a sua vida à proteção de vidas humanas e bens em perigo. A abnegação dos nossos bombeiros voluntários é credora de incondicional reconhecimento de todos”, justificou José António Jesus.

Entre os vários benefícios aprovados para os bombeiros e descendentes estão, por exemplo, apoios à habitação, de âmbito escolar, no acesso às piscinas municipais e ao balneário termal de Sangemil, e em atividades desportivas e culturais organizadas pela autarquia, assim como em estabelecimentos comerciais no concelho.

Foram ainda aprovados quatro protocolos com as duas corporações do concelho. Para os bombeiros de Tondela está previsto um “apoio, para o ano em curso, de 88 mil euros, que visa apoiar na realização de atividades e investimentos”, e ainda um “apoio suplementar de 12.500 euros, para fazer face às contingências criadas com a covid-19”.

“Já o protocolo com os Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros prevê um apoio de cerca de 72 mil euros, para atividades e investimentos ao longo de 2020, e um apoio suplementar, por causa da covid-19, de 7.500 euros”, refere o documento.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia