BE diz que falta de investimento no hospital de Viseu prejudica utentes

O Bloco de Esquerda considerou hoje que a falta de investimento no Centro Hospitalar Tondela Viseu prejudica utentes, nomeadamente os doentes transplantados por insuficiência renal e pacientes com esclerose múltipla.

“Mais uma vez, assistimos a utentes lesados do Centro Hospitalar Tondela Viseu por uma constante falta de interesse num serviço que deveria ser tomado como de especial importância”, refere um comunicado enviado pelo partido.

O documento refere que, no distrito de Viseu, “doentes transplantados por insuficiência renal e pacientes com esclerose múltipla não podem ter acompanhamento no próprio centro hospitalar” da região onde habitam.

Ou seja, “estas pessoas, além das consequências da própria doença, enfrentaram e enfrentam uma realidade difícil que o centro hospitalar tem responsabilidade de minimizar”.

“Devido à antiguidade do equipamento existente no centro hospitalar, também quem necessita de realizar mamografias (cerca de 300 utentes por mês) tem desde há um ano vindo a ser encaminhado para outros hospitais da região ou mesmo unidades de saúde privadas”, indica o documento, que refere que “foi alugado um outro mamógrafo, mas que não permite realizar todos os exames”.

O BE considera que “há muito tempo que as regiões do interior, e, em específico, utentes abrangidos por este centro hospitalar, suas respetivas extensões e centros de saúde, se veem confrontadas com uma contínua falta de interesse na escassez de recursos humanos e materiais e necessidade de investimento”.

“É impensável que se obriguem pacientes com doenças crónicas e redutoras de mobilidade a deslocarem-se a Coimbra de forma a obterem o tratamento que necessitam apenas com a razão de se evitarem despesas”, defende o documento.

Neste sentido, “qualquer uma destas condições de saúde implica um conjunto de cuidados e obrigações que são redobrados mediante esta obrigação, pondo em causa o acompanhamento e tratamento destas pessoas”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
3
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia
4
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades

Artigos relacionados

Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia