Arguido por queda de andor em Vila Real que causou um morto nega responsabilidades

O homem acusado de homicídio por negligência devido à queda de um andor, em Vila Real, que causou um morto e um ferido, negou hoje ter qualquer responsabilidade sobre a segurança e montagem deste, no início do julgamento.

O arguido, que está a ser julgado no Tribunal de Vila Real pelos crimes de homicídio por negligência e ofensa à integridade física grave por negligência, negou ter responsabilidades sobre a segurança, a construção e a montagem na vertical daquele andor e que esta foi assumida pela comissão de festas.

O caso remonta a 13 de setembro de 2015, dia da romaria da Nossa Senhora da Pena, na União de Freguesias de Mouçós e Lamares, no concelho de Vila Real, quando um andor de grande dimensão caiu sobre duas pessoas, causando a morte a uma e ferindo outra.

O arguido, de 56 anos, explicou que a sua função para aquele andor, que estava a ser estreado naquele ano, era apenas a ornamentação e que quer a construção, o transporte e a montagem deste ficou a cargo da comissão de festas e do carpinteiro responsável pela construção.

No seu depoimento em tribunal, o armador explicou que já há 20 anos que participa na ornamentação dos andores naquela romaria e contou que aquele andor, com cerca de 20 metros de altura, tinha sido construído para a festa daquele ano.

Acrescentou que em reunião realizada com a comissão de festas, em janeiro de 2015, tinha ficado acordado que apenas teria a responsabilidade de o ornamentar.

O arguido disse desconhecer como se montava aquele andor, por ser novo e diferente dos andores da sua responsabilidade presentes na festa, e que não deu orientações para a sua montagem na vertical.

No próprio dia da romaria em que se deu o acidente, o arguido acrescentou ainda que perante as condições climatéricas adversas, como vento e chuva, pediu à comissão de festas para que aquele andor não fosse montado.

“Chamaram-me tudo quanto havia, só me faltou baterem-me, e disseram-me que não mandava nada e que a responsabilidade era deles”, realçou, referindo-se à conversa com a comissão de festas.

O arguido relatou que após a queda, apercebeu-se que na base deste havia oito punhos para facilitar o levantamento pelas pessoas, e que estes não permitiam que pousasse com estabilidade no chão que era “irregular”.

O ornamentador explicou também que o andor era “mais leve” do que os utilizados habitualmente e que desde o ano seguinte, com as reparações, passou a pesar o dobro e ainda é utilizado atualmente.

O arguido, especialista na armação e ornamentação de andores, está a ser julgado perante tribunal singular pela prática, por omissão e em concurso efetivo, de um crime de homicídio por negligência e um crime de ofensa à integridade física grave por negligência.

O Ministério Público (MP) de Vila Real deduziu acusação contra mais duas pessoas, para além do armador, designadamente um elemento da comissão de festas e o construtor do andor.

Estes dois últimos pediram a abertura da instrução e o juiz decidiu não pronunciá-los pela autoria material dos crimes que lhe estavam imputados na acusação pública.

O MP recorreu da decisão para o Tribunal da Relação de Guimarães, que julgou improcedente o recurso interposto, confirmando na íntegra a decisão do Tribunal de Vila Real.

De acordo com a decisão instrutória, os vários módulos do andor, com mais de 19 metros de altura e seis metros de largura, foram montados na horizontal sob a supervisão do armador.

Depois, também sob supervisão, direções e ordens do arguido, o andor foi içado na vertical com auxílio de várias pessoas e de uma grua instalada num camião e foi encostado junto à fachada lateral da igreja de Nossa Senhora da Pena.

De acordo com a acusação, “ninguém diligenciou para que o andor ficasse preso às paredes da igreja ou ao chão”.

Pelas 12:50 do dia 13 de setembro de 2015, o “vento empurrou lateralmente o andor, fazendo com que tombasse na direção do adro da igreja”, caindo em cima de um homem e uma mulher, que tinham vindo numa excursão desde Nelas e estavam no exterior da igreja a assistir à missa.

O óbito do homem, de 61 anos, foi declarado no local pela equipa médica do INEM e a mulher ficou com ferimentos graves.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

pexels-pixabay-47730
CINFAES
santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia