Ação de sensibilização para a diabetes é lançada nas escolas e chegará a mais de 11 mil crianças

Com o objetivo de assinalar os 100 anos da descoberta da Insulina, assim como sensibilizar e educar os mais novos para um problema que afeta cerca de 1,3 milhões de portugueses, a Fundação Ernesto Roma e a autora do livro infantil ‘Maria descobre a diabetes’, Catarina Mendanha, uniram-se para oferecer 500 exemplares a escolas do 1º ciclo de todo o país.

O livro que se espera que impacte mais de 11 mil crianças, e que conta com o apoio da editora Cultura, da EPIS – Associação Empresários pela Inclusão e da Sanofi, disponibiliza uma música através de um QRCode e ainda um vídeo pedagógico, onde uma psicóloga e a autora da obra explicam a diabetes às crianças.

Catarina Mendanha convive com a patologia desde os seis anos, enfrentando os medos, incertezas e dúvidas causadas por uma condição que a afetou desde tenra idade. Nesse sentido, a autora quis criar uma série de livros que retratassem a personagem Maria como uma menina como todas as outras, mas que tem um super poder, onde tem de ser o seu próprio pâncreas, e vai mostrando a forma como se sente no dia a dia, como é que ela resolve os problemas e como a diabetes está presente na sua vida.

De acordo com Catarina Mendanha, “é fundamental encontrarmos uma forma divertida e pedagógica de chegarmos não apenas às crianças com diabetes, mas também aos colegas de escola que os acompanham. Nesse sentido, a distribuição deste livro poderá ajudar a esclarecer dúvidas e até a diminuir algum estigma que possa existir”.

Para Luis Gardete Correia, Presidente da Fundação Ernesto Roma, “Esta ação de consciencialização encaixa perfeitamente na missão da Fundação, cujo principal objetivo é contribuir de forma prática para melhorar a qualidade de vida da pessoa com diabetes, através do desenvolvimento de programas na área da investigação, formação, assistência e educação terapêutica, enfatizando a importância da sua autonomia e plena integração”.

O livro lançado em dezembro de 2019 e que está disponível em livrarias físicas e online, e que tem também uma vertente solidária para a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal – APDP, chega agora às escolas para sensibilizar e educar alunos e professores para uma doença que afeta cada vez mais crianças e jovens em Portugal.

Sobre o livro

Apadrinhado pelo ator Joaquim de Almeida, “Maria descobre a diabetes” é o primeiro livro de uma coleção infantil que retrata o dia a dia de uma menina de sete anos, nas suas aventuras e peripécias normais da idade, com a particularidade de ter diabetes tipo1.

Através de uma linguagem simples, a autora visa desmistificar a patologia para quem convive com a diabetes desde tenra idade, alertando para os cuidados a ter e possíveis sintomas.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
2
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
3
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
4
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025

Artigos relacionados

ÁGUA
rain-falling-into-water
MANGUALDE APROVA ORÇAMENTO DE 35 MILHÕES DE EUROS PARA 2023
teste_coronavirus_site
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
post_pelas mãos de quem sabe_MARÇO_2025
Pelas mãos de quem sabe - “Decoração para garrafa” com inscrições abertas
Press_056_Foto
O MUNICÍPIO DE NELAS NA BTL – BETTER TOURISM LISBON TRAVEL MARKET
Jose Santos Costa encabeça Lista A
ELEIÇÕES PARA O CONSELHO GERAL DO IPV
EdificioPedagogico
Desafios no setor automóvel e na mobilidade elétrica em 2025