EDUCARTE regressa à Quinta da Cruz com arte, natureza e gastronomia

Iniciativa, na segunda edição, oferece programa gratuito e inclusivo, com 70 atividades

A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu acolhe, até 16 de junho, a segunda edição do EDUCARTE – Festival de Práticas Artísticas.

Em 2019, o Município de Viseu, em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual de Viseu (APECV) e a Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS), traz ao museu municipal e aos seus jardins um programa eclético, inclusivo e gratuito com 70 atividades artísticas e educativas, para toda a comunidade.

Os primeiros dias do Festival, foram dedicados em exclusivo à comunidade escolar e associações do concelho, designadamente das de carácter social. Estima-se a participação diária de, pelo menos, 250 crianças e jovens. Viseenses, famílias e visitantes terão a oportunidade de participar do EDUCARTE no fim-de-semana, dias 15 e 16 de junho.

“O Festival EDUCARTE conquistou um lugar na programação anual da Quinta da Cruz, em Viseu, não só pela sua relevância artística e cultural, mas também pela crescente mobilização da comunidade, alunos, viseenses e visitantes. Este ano, torna-se também uma referência de inclusão pelas artes”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

As artes performativas e visuais e a educação ambiental são os três grandes enfoques temáticos do programa que, este ano, incorpora no conjunto de atividades a Gastronomia, enquanto ponto de partida para a exploração de práticas artísticas diversas, entre elas a ilustração.

Das 70 atividades propostas, que visam despertar a ligação entre as mais diversas manifestações artísticas e o público, destaque para oficinas criativas, de leitura, teatro, ilustração, culinária, construção de marionetas e dedicadas ao ambiente e biodiversidade. Temas que permitirão aos visitantes explorar não só o museu, mas também espaços no exterior, nomeadamente as hortas pedagógicas.

“Este festival traz uma mensagem simples e urgente: a arte é livremente de todos e para todos, e não um território de exclusivos ou de nicho”, explica o Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado. “A participação é a marca do EDUCARTE. Participação de artistas, crianças, jovens e professores, de utentes de associações sociais na área da deficiência, de famílias ou visitantes acidentais”.

A par das oficinas, espetáculos e performances preenchem também o convite a toda a família.

Associam-se a estas manifestações e realizações a designer Raquel Balsa, a ilustradora Rosário Pinheiro, a Zunzum – Associação Cultural, o Coletivo Tuia de Artifícios, o Teatro e Marionetas de Mandrágora, a Associação Quint’Oficina, o formador Gabriel Silva (membro da ASPEA Viseu), e as artistas Enne Marx e Estrella Luna Muñoz. A Coleção Arqueológica José Coelho, através do seu Polo Arqueológico de Viseu (PAV), e o Museu do Linho de Várzea de Calde, associam-se também ao programa.

Por ocasião desta edição, também o Centro de Arte Contemporânea abre portas a uma nova exposição, pelas 16h00 de sábado, dia 15.  “Try Thinking Like a Tree”, de António Silva, é um projeto de residência artística que faz do património natural e arbóreo da Quinta da Cruz o protagonista de um conjunto de 10 desenhos de grande formato e uma pintura mural.

Enquanto ponto de incubação de diversos projetos, o Centro de Arte Contemporânea acolhe também, ao longo dos dias do Festival, uma mostra de projetos artísticos, realizados pelos alunos finalistas do curso de Arte Plásticas e Multimédia da Escola Superior de Educação de Viseu.

O EDUCARTE – Festival de Práticas Artísticas de Viseu visa criar uma ligação singular ente a arte, a educação não formal e a comunidade. O objetivo é, através das artes contemporâneas, proporcionar aos participantes oportunidades únicas para a construção de espaços interrelacionais, ao explorarem identidades e criarem sentidos de pertença, consciência social e ambiental.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
2
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
3
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
4
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
Acidente carro
Viseu
urgências médico hospital
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
contas
CIM Viseu Dão Lafões aprova contas de 2023 com saldo superior a 2,3 ME
investigação policia detido
PJ deteve homem e mulher suspeitos de sequestro em Viseu
CIM-Dao
CIM Viseu Dão Lafões pede prorrogação do prazo dos centros tecnológicos escolares
Press 54
Município de Nelas faz investimento em equipamento para Salas Multissensoriais dos Agrupamentos de Escolas do Concelho